Imprimir

Saúde e companhia no Asilo São Vicente de Paulo

A aposentada Neide Vicentini, 85 anos, mora no Asilo São Vicente de Paulo há 8 meses e diz estar feliz com atendimento. "Eu que decidi vir pra cá. Morava com meu filho, mas ficava muito sozinha. Aqui tenho amigos e as pessoas me tratam muito bem."

Dona Neide também elogia a comida e atenção dos enfermeiros no lar. "Acho que todas as pessoas que moram com a família, mas ficam sozinhas, devem ficar em um lugar como esse. É muito bom." A aposentada contou que todos os familiares trabalhavam durante o dia e nos fins de semana não ficavam em casa. No asilo, dona Neide participa de atividades físicas e fica o tempo todo na companhia de idosos e funcionários.

Ricardo Lopes
alt
Internos do Asilo São Vicente de Paulo, em Maringá: hoje, 50 idosos aguardam vagas no lar

O Asilo São Vicente de Paulo atende 85 idosos e a prioridade de atendimento é para pessoas que estão sozinhas ou em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o presidente da entidade, Manoel Peres Alaminos, há uma fila de 50 pessoas para residir no local.

Os idosos recebem cinco refeições diárias e são atendidos por assistente social e diferentes profissionais da área de saúde. A entidade mantém convênio com instituições de ensino superior de Maringá, que oferecem atividades como fisioterapia e recreação.

Toda sexta-feira, psiquiatras e estudantes de Psiquiatria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) atendem os internos. "É muito bom ver idosos, que estavam sozinhos e maltratados, serem bem cuidados e felizes. No asilo, eles recebem atenção e convivem com outras pessoas. É uma verdadeira família", diz o presidente.

Para os idosos que são aposentados, o asilo pede 70% do valor total do benefício para ajudar na manutenção da entidade. "Além da alimentação e todos os cuidados necessários, os idosos recebem também assistências médica e odontológica. Também proporcionamos passeios e outros momentos de lazer para os moradores do asilo."

A entidade também possui uma Academia da Terceira Idade (ATI) para que os idosos façam atividades físicas e recebe a visita constante da comunidade. "As pessoas ajudam bastante. Participam das promoções, fazem doações e visitam os idosos que precisam de muita atenção."

CONTATO


Asilo São Vicente de Paulo
Endereço
: Avenida Alziro
Zarur, 976 – Jardim
São Jorge
Telefone
: 3025-3443

Dos 85 idosos que moram no lar, 52 estão acamados ou são cadeirantes. "Esse grupo é totalmente dependente dos profissionais que trabalham na casa e necessitam de um cuidado específico." Por atender a demanda, o asilo precisa de funcionários atuando em todos os períodos. "Temos atualmente 45 funcionários, além dos voluntários."

O asilo passou recentemente por reforma da estrutura e pretende agora fazer uma pintura geral no local. "Procuramos fazer o máximo para proporcionar uma vida melhor para os idosos, dentro das nossas possibilidades."

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/552421/saude-e-companhia-no-asilo-sao-vicente-de-paulo/