Imprimir

Aulas serão retomadas na UEM; governo promete resposta dia 20

Terminou por volta das 17h desta quarta-feira (14) a reunião envolvendo representantes de docentes e técnicos administrativos que atuam no ensino superior com secretários do Governo do Paraná, em Curitiba, para discutir as reivindicações dos servidores.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), Eder Rossato, o governo prometeu apresentar uma proposta referente ao Planos de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos docentes até a próxima terça-feira (20) e ainda uma resposta às reivindicações dos técnicos até o dia 24 de abril.

As aulas ocorrerão normalmente na Universidade Estadual de Maringá (UEM) nesta quinta-feira (15), mas Rossato não descarta a possibilidade de haver novas paralisações antes do dia 20, quando o Governo prometeu apresentar uma posição.

"Estamos aguardando a chegada dos representantes que estavam em Curitiba para definirmos a data de uma nova assembleia, que poderá ocorrer ainda nesta quinta ou sexta-feira", informou o presidente. Segundo ele, cerca de 140 pessoas, dos 3 mil servidores do Sinteemar, saíram de Maringá para participar das reivindicações em Curitiba.

Os representantes dos servidores foram recebidos pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e o secretário da Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani. O pedido dos sindicatos era de que o governador Beto Richa (PSDB) participasse da reunião, mas ele negou alegando que não tinha espaço na agenda hoje.

"Consideramos uma falta de comprometimento com a causa e com o ensino superior no Estado o fato de o governador não ter participado da reunião", diz Rossato.

Reivindicações
Professores universitários pedem, entre outras reivindicações, equiparação salarial com técnicos administrativos das instituições. Na semana passada, o governador Beto Richa (PSDB) anunciou a suspensão do corte de 2,7% nas verbas de custeio da UEM, o que também era exigido pela classe. A resposta quanto ao salário deve ser apresentada no dia 20. O principal pedido dos técnicos é quanto à estruturação da carreira, com a elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/553078/aulas-serao-retomadas-na-uem-governo-promete-resposta-dia-20/