Imprimir

UEM realiza paralisação pela 3ª vez no ano

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) paralisa parte das atividades hoje pela terceira vez no ano. Desta vez, a convocação para o protesto partiu do Sindicato dos Docentes da UEM (Sesduem). A data foi escolhida por ser o dia em que o governo do Estado prometeu apresentar uma nova proposta de reajuste salarial para a categoria.

De acordo com a secretária-geral do Sesduem, professora Sandra Ferrari, a expectativa dos docentes é de que o governo ofereça ao menos o cumprimento da proposta feita em novembro de 2011: equiparação do salário com o dos técnicos administrativos das instituições de ensino superior. No ano passado, foi oferecido aumento de 31%, índice que seria parcelado em três reajustes anuais, começando em 2012. O acordo não foi cumprido.

Durante manhã e tarde, os docentes participarão de palestras no auditório do Dacese. Às 16 horas, será realizada a assembleia no local para discutir se a categoria aceita ou não o que for oferecido pelo Estado. "Esperamos ao menos que a proposta anterior seja refeita. Agora, se for diferente, o que faremos depois dependerá do que for decidido em assembleia", destacou Sandra.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior de Maringá (Sinteemar), Eder Rossato, responsável pela paralisação no último dia 14, a entidade não vai aderir. "Esta paralisação de amanhã está sendo convocada por outro sindicato. Nossa base, professores e técnicos, não deve parar."

A assembleia do Sinteemar para discutir a proposta do governo vai ser realizada na quinta-feira, às 8 horas, no auditório do sindicato. "Não descartamos a possibilidade de greve", lembrou Rossato. A proposta quanto ao Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos técnicos administrativos deve ser apresentada pelo governo no dia 24 de abril.

http://d.local.odiario.com/cidades/noticia/554822/uem-realiza-paralisacao-pela-3a-vez-no-ano/