Imprimir

Estímulo para ler e escrever

A estudante de Comunicação e Multimeios da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Mariana Jaci Fernandes, 17, chegou a ganhar dois prêmios por suas fictions inscritas às pressas em concursos promovidos por um grupo local. Depois de três anos lendo fanfics veio a vontade de modificar ou recriar situações.


"Melhorei muito minha forma de escrever. Por mais que os personagens já existam, é uma narrativa como qualquer outra", diz. Quanto aos autores que não aprovam esses enredos diferentes, Mariana diz não saber se prejudica ou não a obra original. "Eu não sei se ficaria feliz se meus fãs escrevessem o que eu já tinha pensado. Mas é curioso ver o que as pessoas pensam sobre o que você poderia ter escrito", pontua.


Espaços disponibilizados em sites também estimulam a criação dos fãs. O site oficial da série de televisão – e livros – "Diários do Vampiro", de L.J. Smith, tem uma seção voltada somente para fanfics. A coordenadora da área, Bruna de Melo Kubik, 18, estudante de Letras, conta que a ideia surgiu como forma de interação entre os seguidores da série.


"Em uma fiction não há limites, você pode dar um destino diferente para determinado personagem", diz. Ela acredita que há a possibilidade de uma história alternativa ser melhor que a obra original. "O que move o autor a escrever é a insatisfação com algum detalhe no decorrer da história", justifica.


Mas se a história é alterada, não se engane: o mérito é todo do criador de todo o universo literário que dá base a milhões de histórias diferentes. "Podemos entender que a original é boa, agradou os fãs e que o trabalho dos autores originais serviu para inspirar ou até mesmo criar novos autores", observa.


Atualmente, o site www.vampirediariesbrasil.com mantém 158 fanfics somente da série, com votações semanais para escolher os autores que publicarão por mês as continuações.

http://www.odiario.com/dmais/noticia/561410/estimulo-para-ler-e-escrever/