Imprimir

TCE envolve UEM em fiscalização de recursos

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), Fernando Guimarães, esteve ontem na Universidade Estadual de Maringá (UEM) para dar início à fase prática do Plano Anual de Fiscalização Social (PAF Social). O programa, vigente desde agosto de 2011, evolve professores e acadêmicos das universidades estaduais que estudam indicadores de gestão pública.

A UEM é responsável por avaliar os indicadores educacionais da região. O resultado final, incluindo meio ambiente e saúde, deve ser apresentado em julho.

Cada uma das entidades de ensino superior do Estado encaminhará ao TCE um relatório de estudos. A UEM escolheu a área de educação e trabalha com gastos dos municípios com educação infantil e fundamental.

De acordo com Guimarães, as 399 cidades do Paraná já têm cumprido a legislação de destinar, no mínimo, 25% da arrecadação à educação. "Agora, é preciso saber se este gasto foi feito com qualidade. Um projeto como o PAF Social envolve a comunidade em seu papel de controle. Esta função é de todos e precisa ser permanente", explicou o presidente.

O trabalho deve ser concluído até julho, submetido à área técnica do TCE e levado a plenário para análise dos conselheiros. Depois, será apresentado à população em audiência pública em cada uma das regiões participantes.
Guimarães também falou que, por causa das eleições municipais de outubro, o órgão está firmando parcerias com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Ministério Público Eleitoral (MPE).

"É um ano de muito trabalho. Por isto vamos disponibilizar nossa base de dados e interagir com estes outros órgãos, para que cada um faça o seu papel da melhor maneira possível. As conversas já foram iniciadas, estamos apenas uniformizando alguns conceitos de cada uma das áreas", afirmou.

http://www.odiario.com/cidades/noticia/562844/tce-envolve-uem-em-fiscalizacao-de-recursos/