Imprimir

Literatura sugerida

A estudante Luciana Casavechia, 18 anos, vai prestar o vestibular para o curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para ir bem, tem que se dedicar não apenas em Biologia, mas também em Literatura, por exemplo. Da lista de sugestão de autores e obras, pelo menos metade dos livros ela já leu.

"Li só metade de ‘Iracema’ e parte dos sermões do Padre Vieira. A linguagem é erudita, mas acho que não terei problemas na hora da prova não: as questões são sempre muito bem contextualizadas", acredita Luciana, que lamenta a ausência de Clarice Lispector na lista, uma de suas autoras prediletas.

Reprodução

alt
"A falecida", obra de Nelson Rodrigues (na foto), é uma das novidades da lista do vestibular da UEM

Para o vestibular de inverno deste ano da UEM, cujas inscrições se encerram hoje, metade das obras sugeridas foi modificada. De novo, entraram "A falecida", de Nelson Rodrigues, "Dois irmãos", de Milton Hatoum, "Iracema", de José de Alencar, "Poesias completas", de Cruz e Sousa e "Sermões do Padre Vieira", de Padre Antônio Vieira.

Continuam na lista: "Contos novos", de Mário de Andrade, "Dom Casmurro", de Machado de Assis, "Melhores poemas", de Cláudio Manuel da Costa e "O calor das coisas", de Nélida Piñon.

O professor de Literatura e membro da Comissão de Vestibular Unificado (CVU) da UEM, Milton Rodrigues, explica que mudanças costumam ocorrer a cada dois anos na lista. No mínimo, diz ele, são trocados dois ou três dos dez livros da lista. "Mudanças, agora, só em 2014".

Cânone

Sobre a escolha de autores, Rodrigues diz que é preciso respeitar o cânone da literatura e sempre sugerir obras que sejam trabalhadas pelos colégios no ensino médio. O que não impede de também incluir contemporâneos na lista. "Temos o exemplo do Hatoum e da Nélida Piñon, que nem sempre são citados no ensino médio, mas que são escolhidos pela qualidade da obra.

Também pensamos até na questão da disponibilidade dos livros e o preço. José Saramago foi cogitado para entrar na lista, mas foi descartado porque suas principais obras têm um preço pouco acessível", explica o professor.

Naylor Marques Junior, professor de literatura em cursos preparatórios para vestibular, diz ter ficado contente com a inclusão de Milton Hatoum na lista dos livros, mas critica a permanência de Nélida. Ele também se diz preocupado com a aceitação dos vestibulandos em obras com textos mais rebuscados como "Iracema" e "Sermões do Padre Vieira".

"Fico feliz também pela entrada de Nelson Rodrigues, que sempre foi e sempre será jovem. Mas sinto falta de Graciliano Ramos, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Penso que o vestibular deveria ter também a preocupação de formar leitores", opina Marques Junior.


ESTANTE
alt

http://www.odiario.com/dmais/noticia/564532/literatura-sugerida/