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Potencial maringaense atrai setor de franquias

Com o mercado de franquias em alta no Brasil, empresas de Maringá apostam no sistema para crescer. A cidade possui uma rede de 248 unidades entre franqueadores e franqueados. Juntas, estas lojas faturam anualmente cerca de R$ 92 milhões e a perspectiva de crescimento para 2012 é de 8,5%.

Uma pesquisa realizada pela Rizzo Franchise, de São Paulo (SP), mostra que Maringá está na 49ª posição no ranking das cem melhores cidades para a instalação de franquias no Brasil. E o movimento é de mão dupla. Além de receber, Maringá exporta franquias.

Ricardo Lopes

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Leiza Oliveira na sede da Minds English School; para ela, o sucesso de uma franquia depende de muito contato com os franqueados

No Brasil, de acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento cresceu 16,9% em 2011, com faturamento de R$ 88,8 bilhões. Em 2010, as franquias faturaram R$ 75,9 bilhões. Para este ano, a entidade acredita que o ritmo de crescimento fique em torno de 15%.

Para o professor de Economia Joilson Dias, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a expansão do setor explica-se pelas inúmeras vantagens que o segmento oferece. Entre as características positivas do sistema estão o pleno conhecimento dos custos diretos e indiretos e o público específico previamente identificado.

"O sistema de franquias evita o aprendizado a respeito de custos, e o crescimento divulgado nacionalmente favorece o surgimento de novos empreendedores. Os proprietários não precisam necessariamente ter experiência e ainda recebem treinamento fornecido pela rede."

Segundo Dias, as empresas devem possuir um forte vínculo com os franqueadores e cumprir normas pré-definidas em contrato. "É um negócio que já foi testado e aprovado, mas exige o cumprimento de obrigações", frisa o economista.

É o que confirma a empresária Leiza Oliveira, diretora da Minds English School. "O segredo para que uma rede de franquias seja bem-sucedida é ter muito contato com os franqueados por meio do trabalho de consultores, além de pensar no crescimento coletivo. Nosso trabalho consiste em ajudar todas as unidades a crescer", diz a diretora.

Quando Leiza abriu a empresa, em 2007, já pensava em uma rede de franquias. "Fiz um trabalho de consultoria e já iniciei o negócio nos padrões de franchising. Atualmente temos 55 unidades instaladas no Brasil."

Assim como a empresária, o diretor da Dr. SOS Reparos de Maringá, Glauber Rangel, acredita que o fundamental para quem quer ingressar no mercado de franquias é ter afinidade com a atividade escolhida, ser empreendedor, formar um bom plano de negócios e analisar com cautela as opções oferecidas. "É preciso gastar um bom tempo planejando seu negócio e analisando o que cada franqueador oferece para o sucesso tanto do franqueado como do franqueador", acrescenta.

Ele explica que antes de abrir a empresa, em 2011, fez uma pesquisa de mercado em todo o Brasil e verificou que os serviços de pequenos reparos domésticos poderiam ser oferecidos de uma maneira profissional, com alguns diferenciais importantes para os clientes, como pontualidade, garantia e segurança.

"Analisamos também as opções existentes no mercado de franquias e fizemos melhoras significativas durante o período de formatação de nossa loja-piloto em Maringá. Desde o princípio, nossa ideia foi a de criar uma empresa formatada para o sistema de franquias."

Para o diretor do Pastel do Roberto, Jerry Koyama, para que a franquia tenha sucesso é imprescindível uma "operação formatada de sucesso." "O Pastel do Roberto foi a primeira barraca de pastel instalada nas feiras livres de Maringá, e devido à reforma que fizemos na loja do Varejão do Shinnai, com um quiosque em estilo oriental, surgiram muitas pessoas interessadas em adquirir um modelo igual. Foi quando iniciamos a ideia das franquias", conta Koyama.


Padrão

Além do conhecimento do negócio e constante contato com os franqueados, outro ponto importante para o sucesso de uma franquia é o padrão de negócio. Segundo Vagner Kodama, diretor de marketing da empresa Purific, uma equipe de capacitação comprometida e especializada é fundamental para que o padrão seja "clonado" entre as unidades.


"Quando iniciamos no sistema de franquia, sentimos um pouco de dificuldade quanto à padronização do trabalho. Tivemos que criar um formato, já que a empresa estava começando no segmento. Atualmente temos uma equipe bem qualificada, que é responsável pelo treinamento dos franqueados. Todos os integrantes da equipe trabalham desde o início na Purific. Alguns trabalharam na fábrica ou eram lojistas. Todos entendem do processo completo da empresa", destacou Kodama.


A fábrica da Purific foi instalada em Maringá em 1998 e, em 2001, deu início ao sistema de franquias. De acordo com o diretor de marketing, os novos franqueados passam por treinamentos de 3 a 5 dias, na sede da empresa, em Maringá.


"Eles acompanham o processo de fabricação e recebem capacitação técnica e na área de vendas. Trabalhamos com o modelo "Outdoor Learning" que é o aprendizado de venda nas ruas. Levamos os franqueados nos bairros mais populares da cidade, para que eles coloquem em prática o que viram".

http://www.odiario.com/zoom/noticia/565435/ranking-coloca-maringa-entre-as-50-tops-para-abrir-franquias/