Imprimir

‘Farinelli’ no CinUem

A sétima arte tem servido como aperitivo para discussões na UEM desde 2007, quando o projeto Cinema na UEM, ou CinUem foi implantado na Universidade Estadual de Maringá com a intenção de debater temas da atualidade a partir de obras cinematográficas.

O projeto, que é realizado sempre às quintas feiras, às 18h30, é dividido por temáticas mensais, e neste mês de maio o tema é O Cinema e Outras Artes. A "outra arte", na sessão desta quinta-feira abordará a música, com o filme "Farinelli, Il Castrato" (1994), do diretor belga Gérard Corbiau. A sessão será no auditório do bloco I-12, do curso de Pedagogia.

Divulgação

alt
Stefano Dionisi em "Fareinelli, Il Castrato", de Gérard Corbiau: atração de hoje no CinUem

Farinelli é o nome artístico de Carlo Broschi, cantor de ópera no século 18. Quando criança, ele foi castrado para preservar sua voz e, graças a ela, tornou-se famoso e venerado pelo público. O recurso era comum à época, para que os homens pudessem ter o mesmo alcance vocal feminino.


Ambientada nas cortes européias, a trama exibe também os conflitos do cantor com o irmão, Riccardo Broschi, que tinha uma medíocre carreira de compositor e dependia do sucesso de Farinelli para sobreviver. A história, de 105 minutos, será comentada pelo professor Flávio Apro, do Departamento de Música da UEM, a convite da organização do CinUem.


No dia 10 de maio, por causa do feriado do aniversário da cidade, não haverá exibição. O projeto será retomado na quinta-feira seguinte, dia 17, com "Frida" (2002), de Julie Taymor, com comentários da artista plástica Tânia Machado. Já no dia 24, a relação será entre cinema e teatro. Filme e comentarista ainda não foram definidos.


Na quinta-feira, 31, encerramento do mês, o filme escolhido foi "Amor, Sublime Amor" (1961), de Robert Wise e Jerome Robbins, com Wagner Rosa como comentarista. O projeto é coordenado pela professora Fátima Maria Neves.

http://www.odiario.com/dmais/noticia/566187/farinelli-no-cinuem/