Imprimir

Festival terá 69 filmes

Das 456 obras inscritas para o 9º Festival de Cinema de Maringá, a comissão de pré-seleção escolheu 69 filmes, entre curtas e longas-metragens (confira ao lado a lista com os filmes selecionados) que integrarão a mostra competitiva. O festival acontece entre os dias 4 e 11 de junho em diferentes localidades de Maringá e outras cidades da região.

Um dos coordenadores do festival, Pery de Canti, comemora a quantidade e a qualidade dos filmes inscritos. Com um número de inscrição que superou as expectativas iniciais, ele conta que foi preciso ampliar o número de integrantes da comissão da pré-seleção.

Divulgação

alt

"Na Quadrada das Águas Perdidas", que tem como único ator Matheus Nachtergaele: na seleção da mostra

Fizeram parte da comissão a atriz e técnica em assuntos culturais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Laura Chaves, a artista plástica e coordenadora do curso de artes visuais da UEM, Deborah Kemmer; o publicitário Dinor Chagas, os jornalistas Marcelo Bulgarelli, Angelo Rigon e Osvaldo Sigles, o professor e psicólogo da UEM Fábio Lopes, a membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos Cibele Chacon, a pintora e professora de linguagem visual na extensão da UEM Tânia Machado e o ator e bonequeiro Sandro Maranho.

Canti afirma que filmes já premiados em outros festivais participarão do Festival de Cinema de Maringá, o que, segundo ele, enobrece o festival. "Temos filmes inscritos que foram premiados em outros importantes festivais no Brasil, bem como em festivais internacionais, e isso aumenta ainda mais a qualidade do nosso festival".


100 anos do Mazzaropi
Além da mostra competitiva, a 9ª edição do Festival de Cinema de Maringá apresentará uma seleção de filmes do cineasta e ator brasileiro Amácio Mazzaropi. Serão quatro filmes do consagrado artista Mazzaropi, que, entre as décadas de 50 e 70, lotava salas de cinema do País.

Também está programada uma exposição de cartazes das obras produzidas por Mazzaropi com fotos dos "sets" das filmagens.

Se vivo estivesse, o cineasta e ator, que morreu em junho de 1981, completaria 100 anos de vida em 2012.

"Esta é uma maneira também de homenagearmos este genial artista, referendando o cinema caipira brasileiro", diz Canti.



TELA CHEIA
alt

http://www.odiario.com/dmais/noticia/567594/festival-tera-69-filmes/