Imprimir

Arns garante solução de problemas no Tânia Varela

"Estamos discutindo para que, não ultrapassando o mês de maio, tenhamos a solução definitiva", afirmou ontem, em Maringá, o secretário de Estado da Educação e vice-governador do Paraná, Flávio Arns, sobre o problema da falta de segurança no Colégio Estadual Tânia Varela Ferreira, no Conjunto Requião.

Em visita à instituição, na noite de ontem, Arns teve a oportunidade de verificar de perto as reivindicações da comunidade escolar. A principal é aumento da altura do muro para evitar as constantes invasões de traficantes e ex-alunos.

Ricardo Lopes

alt
Flávio Arns, ontem, no Colégio Tânia Varela: "Queremos e vamos fazer o que estiver ao alcance"

"Queremos e vamos fazer o que estiver ao alcance para que esta escola funcione muito bem, com segurança, com tranquilidade, com bons programas e aberta à comunidade", diz.

Além das questões de segurança, a direção do Colégio Tânia Varela solicitou a nomeação de um diretor auxiliar e obras de ampliação do abrigo para os estudantes.


Vizivali

Ontem à tarde, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Arns participou de encontro com cerca de 200 secretários municipais de educação para tratar do processo de formação dos professores que tiveram problemas com a Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) e, que desde 2002, precisam regularizar a situação.

O objetivo do encontro foi incentivar os secretários a apoiar os professores que passaram a fazer o curso à distância de Pedagogia nas universidades paranaenses, para que os mesmos possam resolver definitivamente às pendências da Vizivali. Por meio do encontro, Arns destacou que esta situação é uma "grande oportunidade de aproximar o ensino superior da educação básica. A partir desta discussão, podemos avançar", disse.
Merenda

Sobre a merenda escolar, Arns desconhecer os problemas nos colégios estaduais da região de Maringá. "Vou me inteirar desta dificuldade. Se acontece o problema, não deveria estar acontecendo. Vamos verificar o que está acontecendo para resolver."

Arns ressaltou que a distribuição da merenda no Paraná tem sido elogiada por conta da grande variedade de itens que chegam às escolas. "Neste ano, adquirimos R$ 100 milhões em merenda e 30% são alimentos frescos que vêm da agricultura familiar. Atualmente, 87% das escolas têm recebido esses alimentos e as demais têm que estar dentro de um cronograma de implantação."

O secretário também afirmou que o Estado tem investido na melhora da infraestrutura das cozinhas com compra de pratos, talheres, fogões e freezers. Em Maringá, Arns também visitou os Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes, na Vila Morangueira.

http://www.odiario.com/cidades/noticia/567651/arns-garante-solucao-de-problemas-no-tania-varela/