Imprimir

Integrantes do Movimento Gay de Maringá promovem encontro com líderes religiosos

Integrantes do Movimento Gay de Maringá realizarão um encontro com líderes religiosos, entre eles o arcebispo Dom Anuar Battisti, a partir das 16h desta sexta-feira (18), na Cúria Metropolitana da Igreja Católica.

O encontro faz parte das manifestações da Semana Municipal de Combate à Homofobia, que culminará com a Parada Gay de Maringá, no próximo domingo (20). Participarão da reunião representantes da Pastoral da Diversidade da Igreja Anglicana, Igreja Comunidade Metropolitana e Igreja Metodista.

"Também estará presente o líder do Grupo Diversidade Católica, do Rio de Janeiro, que reúne gays e lésbicas católicos. Nossa intenção é mostrar as dificuldades que os homossexuais enfrentam em seu dia a dia por conta de sua opção sexual, e expor como eles se sentem mal em não poder seguir a religião que escolheram", fala o integrante do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) de Maringá , Luiz Modesto.

Conforme Modesto, o encontro é ecumênico, por isso o convite é estendido também a todos os líderes religiosos que desejarem participar do encontro.

Manifestações de Combate à Homofobia

Desde segunda-feira (14) diversas atividades têm ocorrido para lembrar a Semana Municipal de Combate a Homofobia. Na manhã desta quinta-feira (17), parte do grupo chegou a dizer que iria hastear a bandeira do movimento gay na frente da reitoria da UEM. A assessoria de imprensa da instituição afirmou que a atividade não havia sido agendada oficialmente, e como uma professora da universidade havia falecido, e a bandeira da UEM estava a meio mastro em homenagem a ela, a ação do movimento LGBT não será realizada.

Como parte da programação, acontece às 18h, no Sindicado dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), a apresentação do documentário "Parágrafo 175" (Reino Unido, EUA, Alemanha, 2000). O professor Ms. José Henrique Rollo Gonçalves fará a discussão.

A partir das 21h acontece um Ato Cultural contra a Homofobia na UEM, ao lado do DCE, no Bloco 06 da Universidade Estadual de Maringá.

Parada Gay

Segundo Luiz Modesto, entre 3 e 5 mil pessoas são esperadas para a Parada Gay em Maringá. Mais de 45 caravanas, do Paraná, São Paulo e Santa Catarina confirmaram presença. O evento promete movimentar as casas noturnas voltadas ao público LGBT, que já programam eventos especiais para recepcionar os manifestantes que chegarão na cidade.

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/569716/integrantes-do-movimento-gay-fazem-reuniao-com-lideres-religiosos/