Imprimir

Simpósio médico em Maringá debate lúpus

O Simpósio de Reumatologia do Interior termina hoje, em Maringá, com o debate de casos clínicos e palestras. O evento, que começou nesta sexta-feira, é realizado no Hotel Deville, no centro da cidade, e é voltado não apenas para reumatologistas, mas para profissionais como dermatologistas, ginecologistas e médicos residentes. Entre 30 e 40 profissionais participam do encontro.

Segundo o coordenador do simpósio em Maringá, o médico reumatologista Marco Rocha Loures, é tradição a Sociedade Paranaense de Reumatologia se reunir todos os meses em Curitiba.

"Mas agora essas reuniões começaram a ser regionalizadas, e pela primeira vez é promovida em Maringá. Esta é uma forma de reconhecer a cidade como polo de excelência", explica o médico. Outras cidades que podem sediar o evento são Londrina, Foz do Iguaçu e Cascavel.

Na temática debatida neste sábado, Loures destaca o lúpus durante a gravidez, o lúpus de pele e a esclerodermia. "Por isso atrai profissionais de outras áreas da medicina", observa. O simpósio, segundo ele, é uma capacitação para os médicos. "São debatidas as últimas diretrizes de diagnósticos e tratamentos", acrescenta.

Neste sábado, a partir das 8h30, haverá apresentação de casos clínicos pesquisados pelas universidades Estadual de Maringá, Estadual de Londrina, e Unioeste, de Cascavel. Três palestras estão agendadas: Lupus – Lesões cutâneas, ministrada por Thelma Larocca Skare; Lupus – Gestação, por Lilian Schade; e Fenômeno de raynoud e úlceras digitais, por Juliana Yuri Sekiyama.

http://www.odiario.com/cidades/noticia/570191/simposio-medico-em-maringa-debate-lupus/