Imprimir

Servidores da UEM recebem vacina errada

Cerca de 80 servidores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que seriam imunizados contra a gripe receberam a vacina errada. Em vez de doses contra o vírus influenza, a Secretaria Municipal de Saúde enviou vacinas pneumocócicas aos trabalhadores do bloco J90, onde funciona o Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina.


A doses foram aplicadas na manhã de quarta-feira, por dois técnicos em enfermagem do ambulatório da universidade. Depois de receber as doses, alguns funcionários e professores do departamento começaram a se queixar de fortes dores nos braços e inchaço no local da injeção.

A troca foi percebida pelos próprios servidores da UEM, depois que todos já haviam sido imunizados. "Quando estávamos tomando a vacina, alguém pediu para ver a bula, por curiosidade.

Quando começamos a ler, vimos que a vacina não era contra o vírus influenza, mas contra uma bactéria; era a vacina pneumocócica", explicou Eliana Valéria Patussi, coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa de Análises Clínicas (Lepac).

"Nós questionamos o técnico em enfermagem, que nos disse que aquelas eram as doses que tinha recebido." Assim que a vacinação terminou, os funcionários levaram uma bula até o setor de bacteriologia e professores confirmaram que a vacina era a pneumocócica.

Segundo Eliana, a Secretaria de Saúde foi informada no mesmo dia e, ontem pela manhã, enviou as doses corretas contra a gripe. A coordenadora de Vacinas da secretaria, Edlene Goes, confirmou a troca.

"Foram enviadas doses da vacina pneumo 10 valente. Os próprios funcionários da UEM identificaram a troca e nos ligaram. Providenciamos a correção na sequência", disse.

Ainda de acordo com a coordenadora de Vacinas, a secretaria registrou o ocorrido como "erro programático", caracterizado por falha humana. Apesar de a vacina pneumocócica não oferecer, a princípio, risco à saúde, o município vai fazer acompanhar os servidores imunizados, para prevenção de eventuais efeitos colaterais.

A própria Eliana disse que a troca não representa risco à saúde dos funcionários, apesar de alguns terem apresentado dor e inchaço. "É uma reação inflamatória própria da vacina. Na verdade, nós recebemos um reforço imunológico."

O Diário conversou com funcionários que receberam as doses erradas. Alguns apresentaram reações. Um deles está com atestado médico devido à intensa dor no braço.

SAIBA MAIS
A vacina penumocócica protege contra bactérias do tipo pneumococo, que causam doenças graves, como meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia. Em situação normal, é administrada para crianças, em três doses e mais um reforço.


A primeira dose é oferecida no segundo mês de vida; as próximas, aos 4 e 6 meses. O reforço é feito aos 12 meses. As reações mais comuns, observadas em estudos clínicos, são eritema, endurecimento ou edema, dor e sensibilidade aumentada no local da injeção, diarreia, vômito, febre, redução do apetite, sonolência, sono agitado e irritabilidade.

http://www.odiario.com/cidades/noticia/571789/servidores-da-uem-recebem-vacina-errada/