Imprimir

Arborização calçadas e acessos melhores

Maringá tem as melhores condições de calçadas, arborização e acessibilidade entre as seis maiores cidades do Paraná. É o que mostra os dados do Censo 2010 sobre a infraestrutura urbana, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação à pavimentação asfáltica, o município ocupa a terceira colocação e, em relação à iluminação pública, está em segundo lugar.

Em todos os cinco quesitos, os índices de Maringá são melhores que os registrados nas médias do Paraná e do Brasil. No que diz respeito à acessibilidade, em que apenas 17,19% dos 107.673 domicílios residenciais têm rampas de acessibilidade para a passagem de cadeirantes, a situação pode ser considerada razoável. Das 15 capitais com mais de 1 milhão de habitantes, apenas Porto Alegre tem um índice melhor, de 23,3%.

"A acessibilidade é um problema que todas cidades tem enfrentado. É uma questão que envolve a vida das pessoas que precisam de uma forma muito direta. Infelizmente, ainda temos somente 17% de domicílios com acesso às rampas.


De toda forma, observando os dados nacionais e a média estadual, podemos dizer que os dados de Maringá são bons", avalia a professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e coordenadora do Observatório das Metrópoles de Maringá, Ana Lúcia Rodrigues.


Segundo a professora, os bons índices relacionados a infraestrutura urbana "refletem o modelo de cidade" no qual Maringá foi concebida. "Os dados estão em sintonia com as opções de modelo de crescimento da cidade, que priorizam a imagem, que é composta por estes elementos estruturais. E, evidentemente, isso acaba implicando em qualidade de vida. Em cidades com infraestrutura adequada, a qualidade de vida esta assegurada."


Ana faz algumas ressalvas e avalia que os números divulgados pelo IBGE não podem ser analisados sem que se considere a realidade observada pelos moradores. "Os dados não falam por si só. Acredito que eles devem ser lidos na interface com a realidade que representam", diz.


Em relação às calçadas, por exemplo, Ana avalia que, apesar de um índice alto e de ter a melhor posição em relação aos principais municípios do Estado, ainda há muito a se melhorar neste aspecto.


"O porcentual de de calçamento é alto, mas a qualidade deixa muito a desejar. Quem anda a pé em Maringá, sabe que as calçadas estão ruins", afirma. Da mesma forma, ela avalia que ainda há muito o que melhorar em termos de iluminação. "Mesmo na área central existem pontos mal iluminados".



LEVANTAMENTO

http://www.odiario.com/cidades/noticia/572083/em-calcadas-arborizacao-e-acessibilidade-maringa-e-lider-no-pr/