Imprimir

No 1º dia, Enem recebe 600 inscrições por minuto

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve ontem, em média, 600 registros por minuto no primeiro dia de inscrições. O prazo segue até 15 de junho e o processo é feito exclusivamente pela internet.

Cerca de 6,1 milhões de estudantes do 3° ano do ensino médio deverão se inscrever para fazer o exame em novembro, segundo estimativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação.

No ano passado, o Enem recebeu mais de 6 milhões de inscrições. Desde 2009, o exame ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.

Rafael Silva


Giordano: "Vou procurar vestibulares que utilizem o Enem"

A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni), e também o Ciência sem Fronteiras, programa que enviará 101 mil alunos brasileiros para uma temporada de estudos no exterior até 2014.


Maringá
Dos 60 alunos que fazem o ensino médio no Colégio Santa Cruz em Maringá, de 10% a 20% costumam se inscrever no Enem, segundo a diretora Anna Thereza Valias Meira.

Para ela, o baixo índice de participação está ligado ao fato que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) não utiliza o exame como porta de entrada para a instituição."99% dos alunos têm foco na UEM, justamente pela facilidade de continuar morando em Maringá", disse.

Outro motivo, segundo ela, foram as recentes confusões envolvendo o Enem. "Isso diminuiu a euforia dos alunos. Em tese, acredito que seja uma boa avaliação para o ensino médio, mas infelizmente as fraudes acabaram frustrando os alunos", contou.

A diretoria do Colégio Regina Mundi, irmã Maria Nazareth Gomes da Silva, concorda com Anna. Ela diz que participação dos alunos da instituição nunca é significativa, pois a maioria tem interesse em estudar na UEM. No ano passado, só 20 estudantes do colégio fizeram o exame.

NÚMEROS


O número de inscritos de
Maringá no Enem em 2011
foi de 10.566. No Paraná,
foram 254.807 inscritos.
Entre os estudantes
matriculados no último ano
do ensino médio, 1.224.157
eram de escolas públicas e
276.465 da rede privada.
Entre as regiões, o Sudeste
registrou o maior número
de participantes no ano
passado, com 1.971.958
inscrições. Em seguida
ficou o Nordeste,
(1.692.830), Sul (667.581),
Norte (552.511) e
Centro-Oeste (481.900).

Para estimular a participação, a solução foi manter os estudantes informados sobre o exame e explicar que se trata de uma oportunidade de aprovação no vestibular em instituições que utilizam a nota do Enem.

"É uma oportunidade de socialização com conteúdos relacionados à realidade do educando do ensino médio, além de servir de motivação ao conhecimento científico, mesmo considerando que o interesse do nosso aluno seja a UEM", disse.

No Colégio Estadual Dirce de Aguiar Maia, a expectativa é que os 36 alunos do 3ª ano participem do Enem. Segundo o diretor Altair Nascimento, na escola é feito um trabalho de divulgação do exame e conscientização, para que os problemas que afetam o exame não desestimulem os alunos.

"A credibilidade em relação ao exame caiu, mas não podemos deixar que isso influencie e desmotive, pois eles devem aproveitar o que o exame oferece de positivo."


PARA CONFERIR

http://www.odiario.com/cidades/noticia/572717/no-1o-dia-enem-recebe-600-inscricoes-por-minuto/