Imprimir

Com a corda vocal toda

Vivenciar a música como fonte de alegria e júbilo. Esta é a proposta do VI Encontro dos Corais do Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O encontro, que é anual, acontece amanhã e terça-feira no Teatro Oficina da UEM, a partir das 20h30, com entrada gratuita. A direção musical é dos professores de Regência Coral da UEM, Andréia Anhezini e Paulo Lopes.
Nos seis grupos que compõem os corais do Departamento de Música da UEM, já são mais de 200 pessoas, entre crianças, jovens, alunos do curso de Música e idosos que emprestam suas vozes aos corais.

Andréia afirma que o Encontro dos Corais é uma atração feita e direcionada não apenas às pessoas envolvidas com o ensino e a pesquisa de música. O programa das duas noites do encontro é prova disso: um verdadeiro passeio musical será feito pelas vozes dos coralistas, indo de Mozart a Tim Maia, de Arnaldo Antunes a Chico Buarque, de Vinícius de Morais a Pixinguinha.

Divulgação


Encontro dos Corais em 2011: bom comparecimento de público, que deve se repetir este ano por conta da diversidade de gêneros musicais

"Pessoas da comunidade participam dos nossos grupos de corais. E, graças à divulgação das músicas que executamos nos dias do encontro, o público acaba comparecendo para prestigiar as músicas dos corais", diz Andréia.
O Teatro Oficina da UEM tem capacidade média para um público de 200 pessoas.

Hoje contando com uma diversidade de público nos ensaios dos corais, que acontecem pelo menos duas vezes na semana, o professor Paulo Leal explica que isso acaba dando uma situação real de ensino de música ainda na graduação dos estudantes de Música, que participam ativamente do encontro e também das aulas.

"Hoje, temos alunos nos coros e corais de 8 até 70 anos de idade", diz Andréia.

Sobre o encontro, Andréia ressalta também o papel didático exercido durante as apresentações. Isso acontece porque, antes de cada música cantada, o regente do coral explica à plateia detalhes da vida e obra do músico e do compositor.

"Isso também estimula o interesse pela música e a formação de plateia que se interesse pelos coros e corais. E também ajuda a deixar o encontro mais dinâmico, dando uma pausa entre uma apresentação e outra de coral", explica a professora.

Lopes lembra ainda que, pela primeira vez, o grupo de Choro do departamento de Música da UEM vai participar do encontro, no único momento em que as vozes se calarão e somente os instrumentos musicais serão ouvidos.


Clássicos
O grupo, formado há pouco tempo e coordenado pela professora de Música da UEM Andréia Veber, vem agradando ao público ao resgatar canções e artistas clássicos da música brasileira, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim.

http://www.odiario.com/dmais/noticia/574260/com-a-corda-vocal-toda/