Perfil socioeconômico dos candidatos do
vestibular de inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) mostra
que somente um de cada quatro inscritos é da cidade sede da
instituição. Apesar de o contexto dificultar a aprovação de
maringaenses, empresários veem o fator como positivo, já que os
visitantes garantem hotéis e restaurantes lotados.
Para Fabiano
Costa Mendez, dono de um hotel na cidade, vestibular da UEM é sinônimo
de lotação. Ele conta que em todos os concursos de inverno a ocupação
no hotel é de 100%. Dos 81 apartamentos disponíveis, quase todos ficam
ocupados pelos vestibulandos.
"A ocupação é 60% maior do que em
dias comuns", diz. Para o próximo vestibular, as reservas se esgotaram
há 3 meses. "Quando a data do vestibular é anunciada, o pessoal se
inscreve e já começa a ligar para reservar."
SERVIÇO
O vestibular de inverno da
UEM será realizado de 8 a
10 de julho. O resultado
será divulgado no dia 31
do mesmo mês.
Um outro hotel da cidade recebe há dez anos uma excursão com 250
vestibulandos de Araçatuba (SP). Segundo o gerente Pedro Garcia, o
faturamento aumenta em 30%. "90% dos hóspedes são estudantes", conta.
Dono de um bar no centro da cidade, José Antônio Bacarim também tem motivos para comemorar o período de vestibular.
O
faturamento costuma aumentar 20% nos três dias de prova, e a época
ajuda a fidelizar clientes. "Muitos de fora vêm ao bar durante o
vestibular, e depois que são aprovados se tornam clientes fixos",
conta.
http://www.odiario.com/cidades/noticia/574062/vestibular-traz-visitantes-e-movimenta-economia/