Imprimir

Vestibular traz visitantes e movimenta economia

Perfil socioeconômico dos candidatos do vestibular de inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) mostra que somente um de cada quatro inscritos é da cidade sede da instituição. Apesar de o contexto dificultar a aprovação de maringaenses, empresários veem o fator como positivo, já que os visitantes garantem hotéis e restaurantes lotados.

Para Fabiano Costa Mendez, dono de um hotel na cidade, vestibular da UEM é sinônimo de lotação. Ele conta que em todos os concursos de inverno a ocupação no hotel é de 100%. Dos 81 apartamentos disponíveis, quase todos ficam ocupados pelos vestibulandos.

"A ocupação é 60% maior do que em dias comuns", diz. Para o próximo vestibular, as reservas se esgotaram há 3 meses. "Quando a data do vestibular é anunciada, o pessoal se inscreve e já começa a ligar para reservar."

SERVIÇO

O vestibular de inverno da
UEM será realizado de 8 a
10 de julho. O resultado
será divulgado no dia 31
do mesmo mês.

Um outro hotel da cidade recebe há dez anos uma excursão com 250 vestibulandos de Araçatuba (SP). Segundo o gerente Pedro Garcia, o faturamento aumenta em 30%. "90% dos hóspedes são estudantes", conta.

Dono de um bar no centro da cidade, José Antônio Bacarim também tem motivos para comemorar o período de vestibular.

O faturamento costuma aumentar 20% nos três dias de prova, e a época ajuda a fidelizar clientes. "Muitos de fora vêm ao bar durante o vestibular, e depois que são aprovados se tornam clientes fixos", conta.

http://www.odiario.com/cidades/noticia/574062/vestibular-traz-visitantes-e-movimenta-economia/