Imprimir

Informações públicas vão ficar mais acessíveis

A corrida iniciada pela Lei de Acesso à Informação Pública (Laip) está fazendo com que Prefeitura de Maringá, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Câmara Municipal estudem formas de se garantir a publicidade de dados administrativos e financeiros das três instituições.

Depois da sanção da lei que garante a qualquer cidadão o acesso irrestrito a informações públicas, em nível federal mais de 700 pedidos foram recebidos só no primeiro dia de funcionamento do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC).


No Paraná, um dia antes de a nova lei entrar em vigor, o governador Beto Richa (PSDB) assinou decreto estadual regulamentando a prestação de informações.

Rafael Silva


Universidade Estadual de Maringá; reitoria espera por orientações para divulgar dados relativos a servidores

Cada órgão paranaense tem 60 dias, contados a partir do dia 16 de maio, para nomear um servidor que terá a responsabilidade de monitorar as consultas. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) foi a primeira entidade do gênero no País a aprovar e regulamentar inclusive a divulgação dos salários dos servidores.

Em Maringá, a direção da Câmara Municipal informou que não dispõe de informações sigilosas e que está sendo "rigorosamente cumprida a Instrução Normativa nº 58 do Tribunal de Contas do Estado, publicando na internet todos os relatórios e informações ali exigidos." Especificamente sobre a Laip, a direção disse que está "observando as mudanças para implantar o serviço o quanto antes."

Na prefeitura, o secretário de Controle Interno, Zanoni Luiz Fávero, disse que o município prima pela transparência na gestão pública e foi pioneiro na criação do Portal da Transparência, criado em 2005 e reformulado em 2009.

SAIBA MAIS

Número de funcionários de
cada órgão ouvido por O Diário
no município:

UEM - 4.428


Câmara - 136


Prefeitura - 9.041



Para consulta de informações

relativas ao governo federal:

www.acessoainformacao.gov.br


É o endereço da internet onde

funciona o Serviço de
Informações ao Cidadão (e-SIC)

"No portal, qualquer cidadão tem acesso à informações como saldos bancários, recebimentos e pagamentos, orçamentos, licitações, compras, estoques, balancetes e diárias, além de muitas outras." Para adequação completa à Lei de Acesso à informação, foi criada uma comissão interna responsável por sugerir adaptações à eventuais necessidades ainda não atendidas.

O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, disse, por meio da assessoria, que a UEM já disponibiliza na internet informações de caráter econômico da universidade e que vai aguardar sugestão do governo do Estado para decidir de que forma serão divulgados os demais dados, incluindo os relativos aos servidores.

"A UEM vai aplicar a legislação sem nenhuma restrição. Apenas precisamos ver como isso será feito", frisou o reitor. A universidade tem um orçamento geral de R$ 346,5 milhões para este ano.

http://www.odiario.com/cidades/noticia/574655/informacoes-publicas-vao-ficar-mais-acessiveis/