Imprimir

Agenda infantil sem exageros

A competitividade da vida moderna transformou a rotina de muitas crianças e adolescentes em uma sucessão de compromissos. Além da escola tradicional, boa parte deles participa de atividades no contraturno como aulas particulares, práticas desportivas, cursos de artes, música e até artesanato.

Se por um lado essas novidades servem para estimular descobertas, o excesso pode provocar uma série de problemas como cansaço, apatia e, em casos extremos, estresse e depressão.


Uma questão fundamental para ser considerada pelos pais é se o filho realmente precisa de mais atividades, porque as escolas oferecem a grade curricular adequada a cada faixa etária com atividades extraclasse que complementam o projeto pedagógico no contraturno.

Divulgação


Sob pressão, os pequenos podem ter dificuldades em manter o ritmo

A primeira orientação dos profissionais de Psicopedagogia é o bom senso. A agenda da criança e do adolescente deve ter espaço livre para a criatividade, o descanso e a convivência com a família.

"É sempre bom deixar um tempo após a escola para o descanso, para pensar que existem as tarefas e dimensionar qual o melhor horário para fazê-las", afirma a psicopedagoga do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá, Janira Siqueira Camargo.

Outro alerta é sobre a forma como os pais lidam com o vai e vem diário dos filhos. É importante que a criança não se sinta um peso para eles. E ainda, não "padronizar" as atividades dos filhos, deve-se respeitar a individualidade deles e entender que nem todos vão tirar proveito semelhante de certa modalidade.

(Continua)

http://www.odiario.com/saude/noticia/577547/agenda-infantil-sem-exageros/