Imprimir

Conselho aprova dupla diplomação

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aprovou o Programa de Dupla Diplomação (PDD). A resolução que disciplina a matéria foi assinada ontem pela vice-reitora Neusa Altoé, que informou que a UEM já tem convênios de cooperação ampla assinados com 70 instituições de todos os continentes e outros 50 em andamento.

O PDD é um programa institucional que permite aos acadêmicos da UEM cursarem parte da graduação em outro país ou aos estudantes de outros países estudarem na UEM, recebendo ao final do curso o diploma.

O objetivo principal da medida é a troca de práticas pedagógicas, aproximação de currículos, reconhecimento mútuo de disciplinas e conteúdos curriculares e intercâmbio discente, possibilitando aos alunos da UEM e de instituições de ensino estrangeiras a obtenção de diploma nas duas instituições. Para isso, as universidades devem ter um acordo de cooperação ampla e convênio específico para cada curso.

Os alunos da UEM participantes do PDD vão manter vínculo com a universidade paranaense durante o tempo de permanência na instituição estrangeira. O diploma conferido aos estudantes participantes do PDD terá também o nome da instituição de ensino superior estrangeira.

Para a implantação do programa, os coordenadores dos cursos interessados devem alterar o projeto pedagógico e promover a adequação curricular, que deve ser analisada e aprovada pelo CEP. Essas adaptações devem estar em consonância com a instituição estrangeira.

Alguns cursos e instituições, como a Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, já manifestaram o interesse no PDD na UEM.

http://www.odiario.com/cidades/noticia/583286/conselho-aprova-dupla-diplomacao/