Imprimir

Horário de verão traz economia e reclamações

Criado para amenizar o impacto do consumo de energia sobre a rede distribuidora, o horário de verão não é visto com bons olhos por muita gente. A principal reclamação refere-se às dificuldades de se adaptar ao adiantamento do relógio em 1 hora.

A assistente administrativa Estela Cunha é uma dessas pessoas. "É preciso levantar 1 hora mais cedo para trabalhar, e acaba-se não dormindo cedo devido ao calor, porque demora para escurecer."

Para Estela, com a mudança as pessoas dirigem sonolentas e a ida das crianças à escola fica prejudicada. A auxiliar também não acredita que haja economia de energia. "Na minha conta não há redução."

APAGUE A LUZ


R$ 282 mi
É o quanto o governo prevê
economizar com a redução
do consumo de energia
em 2012

O consultor Ângelo José Nunhês também reclama. "Me sinto mal, com sono e com os olhos ardendo. Não consigo dormir no horário normal."

Segundo o neurologista Paulo César Otero Marcelino, os mais prejudicados pela mudança são os estudantes, que já estão acostumados a acordar dispostos em determinada hora e acabam ficando cansados. De acordo com o médico, a luz solar da manhã provoca um bloqueio natural da melatonina, hormônio responsável pela boa qualidade do sono. "Quando o hormônio é bloqueado, o sono desaparece e a pessoa fica mais disposta para sair.

No horário de verão, que exige o uso de luz artificial pela manhã, a pessoa acorda na escuridão e demora mais para se sentir disposta. A mudança provoca a insônia condicionada, que é quando a pessoa tenta dormir mais cedo, mas não consegue, porque ainda está claro." Ele acrescenta que a mudança pode provocar alterações emocionais, cansaço, dores de cabeça, distúrbios do sono e depressão.


Objetivo
O economista da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Neio Lúcio Peres Gualda esclarece que o objetivo do horário de verão é estimular as pessoas a aproveitar a luz do dia e, consequentemente, consumir menos energia.

É também uma medida de segurança, para evitar apagões em momentos de pico provocados por eventuais sobrecargas no sistema.
"A redução é sentida de forma nacional. Nas contas individuais, o consumidor não consegue perceber".

http://www.odiario.com/cidades/noticia/611287/horario-de-verao-traz-economia-e-reclamacoes/