Imprimir

Maringá está de luto com a morte de José Racanello

Recebi com pesar agora há  pouco por meio de um telefonema do amigo Verdelírio Barbosa, a notícia da morte de José Racanello. Os irmãos Horácio e José Racanello formaram uma das mais notáveis duplas de advogados criminalistas da história de Maringá. Horácio (já falecido) disputou a prefeitura duas vezes, de cujas campanhas, aliás, participei, distribuindo panfletos, pedindo votos. Por respeito e admiração (que era mútua) ao irmão, José preservava intacta a sala de Horácio (ao lado da sua), mantendo sobre a escrivaninha até a caneta que Horácio usou pela última vez.

Já aposentado como professor , Zé era querido e admirado por seus ex-alunos  do curso de Direito da UEM, hoje profissionais de destaque na advocacia local e regional. A última vez EM  que estive com ele foi há pouco mais de um ano, numa entrevista para a  MÍDIA & SAÚDE , revista mensal que circula nos consultórios médicos e gabinetes dentários de Maringá.

O tema foi o Direito Criminal , o Código Penal Brasileiro e o juri popular, onde José Racanello fez história como um dos grandes advogados de defesa, um tribuno da melhor qualidade, um cidadão de respeito. A comunidade acadêmica está de luto, Maringá está de luto.

Meus sentimentos à família e particularmente à minha grande amiga Paula Racanello,  filha mais velha e uma jornalista brilhante.

http://blogs.odiario.com/messiasmendes/2013/12/08/maringa-luto-morte-jose-racanello/