Imprimir

Mau cheiro misterioso intrigou moradores de Umuarama

Umuarama - Um misterioso mau cheiro pairou sobre a cidade de Umuarama na tarde da última segunda-feira. O forte “fedor” não foi sentido em apenas alguns pontos da cidade, a reportagem colheu registros de umuaramenses que sentiram o cheiro da rodovia PR 323, passando pelo centro até o bairro Guarani e Jabuticabeiras.
A situação deixou muitas pessoas com náuseas, devido ao desconforto do cheiro que parecia com fezes de animais. O zootecnista Max Rickli disse que sentiu o cheiro no Campus Fazenda da Universidade Estadual de Maringá (UEM) até na sua casa localizada no jardim Los Angeles. “Minha esposa também comentou que próximo à Regional de Saúde as pessoas reclamaram”, contou.
O cheiro começou por volta das 15 horas e permaneceu até ao cair da noite. O arquiteto Guilherme Serafim também sentiu o desagradável mau cheiro em seu escritório localizado na região central da cidade. “Imaginei que poderia ser refluxo de gás nos esgotos. Foi muito desconfortável”, disse.
A assessoria de imprensa da Sanepar informou que nenhuma situação de ruptura da rede de esgoto ou problemas na estão de tratamento foi registrado. Ainda segundo a assessoria, caso o problema envolvesse a coleta de esgoto, o mau cheiro não se espalharia por toda a cidade, mas em um determinado ponto.
Outro possível agente para o problema, levantado pela população, poderia ser o início da colheita de cana-de-açúcar e a moagem nas usinas próximas. Porém, a Usina Santa Terezinha também argumentou que nenhuma situação originou o cheiro forte e tudo corre normal na usina.
Conforme os agentes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), durante a tarde de ontem e manhã de hoje fiscais percorrem a cidade para tentar descobrir o que causou o problema. Porém, nenhuma situação foi encontrada na região de Umuarama.
Uma possibilidade ressaltada pelo IAP envolve situações de clima. Os odores produzidos pelas empresas permanecem na atmosfera, mas por alguma situação o cheiro desceu e permaneceu em toda cidade ontem. “Uma situação parecida foi com a chuva de cinzas ocorrida há alguns meses atrás”, contou o técnico Antonio Comparsi.      

http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=57345&Not=Mau%20cheiro%20misterioso%20intrigou%20moradores%20de%20Umuarama