Imprimir

Concorrência vai de 0,3 a 206 candidatos/vaga

Medicina é novamente o curso mais procurado. Mais de 16 mil candidatos buscam uma das 1.514 vagas da instituição

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou ontem a relação de candidatos por vaga do vestibular de verão 2014. Neste ano, segundo a Comissão de Vestibular Unificado (CVU) o curso de Medicina mais uma vez é o mais concorrido. São 206,5 candidatos por vaga, seguido por Arquitetura e Urbanismo (60,5) e Odontologia (39,5). No sistema de cotas, as graduações mais concorridas são as mesmas - Medicina tem 131,7; Arquitetura e Urbanismo 46,3 e Odontologia, 32,3. Por outro lado, o curso menos concorrido é o de música bacharelado - regência coral, que tem 0,3 candidato/vaga.

Para esta edição do vestibular, são 16.668 candidatos (3.059 cotistas) que disputam 1.514 vagas – sendo 1.228 para não cotistas e 286 para cotistas – distribuídas em 69 opções de curso presenciais. Do total de vagas, 20% são reservadas para o sistema de cotas sociais, que beneficia candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em instituição pública, são de famílias de baixa renda, entre outros critérios.

Dentre os inscritos, 5.347 candidatos são de Maringá. Os municípios que tiveram maior número de inscrições foram Cianorte com 503 e Londrina com 452 candidatos. Neste vestibular 84,6% dos participantes são do Paraná, seguido de São Paulo, com 11,12% e Mato Grosso do Sul 1,75%.

Intenso
Nos cursos pré-vestibulares de Maringá, o movimento é grande. Além da carga de disciplinas intensa em sala de aula, há também alunos que estendem a jornada em casa. É o caso da aluna do curso pré-vestibular Integral, Bruna Nicolau, de 17 anos. A jovem vai tentar pela segunda vez o ingressar no curso de Medicina. "Em média, são pelo menos 6 horas de estudo por dia. No outro vestibular tive dificuldade na redação, mas é preciso sempre revisar e estudar todas as matérias", disse. O estudante Robson Luca, 17, vai tentar o curso de Direito. "Entrar na UEM é sempre difícil por isso , é importante estudar em sala de aula e também em casa", comentou.

As provas serão realizadas de 7 a 9 de dezembro de 2014. De acordo com a CVU, além de Maringá, os testes serão aplicados em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama. (Colaborou Larissa Ayumi Sato)


DEDICAÇÃO. Bruna Nicolau tem 17 anos e quer ser médica. Para atingir seu objetivo, estuda cerca de seis horas por dia. "O segredo é revisar todas as matérias", diz —FOTO: J.C. FRAGOSO

 

http://digital.odiario.com/cidades/noticia/1217988/disputa-na-uem-varia-de-03-a-206-candidatos-por-vaga/