Imprimir

Árias na noite do Luzamor

Luzamor abre espaço mais uma vez para musica erudita, com apresentação do Estudio Ópera da UEM
Recital traz árias do período clássico e romântico; Mozart e Rossini fazem parte do programa

A Fundação Luzamor, em parceria com o Estúdio Ópera da UEM, faz hoje sua "Noite de Ópera", com a apresentação de árias de óperas famosas, às 20h30 no auditório Luzamor.

O programa do recital é composto, em sua maioria, do período clássico ao romântico. Trará árias de clássicos do gênero, como Mozart e Rossini, e terá a interpretação de cinco alunos do Estúdio Ópera da UEM, além da participação especial da soprano e professora Michele Coelho em algum momento do espetáculo, que tem previsão de duração de uma hora.

Interpretação
O recital focará apenas na interpretação e voz dos cantores, tirando assim a necessidade de um cenário e de um figurino temática. Os integrantes da peça lírica vestirão apenas trajes sociais, e o cenário fica por conta da belíssima estrutura do auditório da Luzamor. O auditório tem capacidade para 400 pessoas.

Ária, ópera
Ária é um termo utilizado para designar uma composição musical para apenas um cantor solista, tendo quase o mesmo sentido de "canção". No período barroco também eram consideradas árias, peças instrumentais para solistas ou orquestra. Um bom exemplo de ária instrumental é a Ária da Suíte n°3 – Aria da 4ª corda – do renomado compositor barroco Johann Sebastian Bach.

Ária é um termo utilizado na maior parte das vezes quando a peça musical cantada "solo" faz parte de uma obra maior – como uma ópera.

A ópera por sua vez é um gênero artístico-teatral, ou seja, a encenação de um drama acompanhado por música, podendo incorporar até mesmo uma orquestra sinfônica no acompanhamento dos cantores. A ópera é marcada pela forte influência de componentes do teatro, tais como cenário, figurino e encenação, contudo, a letra da ópera ,conhecida como "libreto", é cantada e não falada como no teatro.

A ópera surgiu no início do século XVII na Itália, e por causa de sua origem, as óperas, em sua maior parte, são interpretadas em italiano e em latim.

Algumas óperas famosas são cantadas em outros idiomas, como "O Anel dos Nibelungos", a obra mais expressiva do compositor alemão Richard Wagner, que é interpretada em alemão, mas tem traduções para várias línguas, inclusive o italiano.

PARA OUVIR
NOITE DE ÓPERA
QUANDO: Hoje (29)
QUANTO: R$ 10 (inteira) e
R$ 5 (meia)
ONDE:Auditório da Luzamor (Néo Alves Martins,1704)
HORÁRIO: Às 20h30
O QUÊ: Recital de árias
CONTATO: (44) 3025-7490


ESPECIAL. Michele Coelho: soprano e professora da UEM fará participação especial na "Noite de Ópera" —FOTO: DIVULGAÇÃO

http://digital.odiario.com/cultura/noticia/1220255/arias-na-noite-do-luzamor/