Imprimir

Mais de 7 mil crianças vão para 2ª parte do fundamental em 2015

Número é referente aos 25 municípios do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá
Matrículas na rede estadual de ensino podem ser feitas nas instituições de 1º a 5 de dezembro

Cerca de 7,3 mil crianças dos 25 municípios do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá deverão concluir o ensino fundamental 1 nas redes municipais neste ano e serão matriculadas na estadual, de 1º a 5 de dezembro.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, o período de matrículas vale para os alunos que estão terminando o 5º ano e vão ingressar no 6º e estudantes do 9º ano que vão para a 1ª série do ensino médio. Também as escolas de educação especial e conveniadas aceitarão matrículas no mesmo período.

Para os demais alunos dos outros anos que já estudam nas escolas estaduais, a continuidade dos estudos na rede pública é feita automaticamente. Mas os pais ou responsáveis precisam comparecer às instituições entre 24 e 28 de novembro para assinar a rematrícula para o ano letivo de 2015. Quem tem mais de 18 anos podem fazer isto. Os alunos que não estão estudando na rede estadual e que pretendem ingressar no ano que vem em qualquer ano ou série, geralmente migrando de escolas particulares ou chegando de outra cidade, deverão comparecer em uma escola estadual de 8 a 12 de dezembro para solicitar a matrícula.

Sem fila
A responsável pelo Setor de Matrículas do NRE de Maringá, Telma Cristina Rodrigues, diz que nenhum pai ou responsável vai precisar permanecer em fila ou chegar mais cedo para assegurar vagas para alunos na 6ª série. "Os pais poderão ir à escola em qualquer horário, em qualquer dia da semana – dentro do período determinado – e a secretaria definirá em qual turno a criança vai estudar."

Segundo ela, os pais comparecerão à escola para acertar a documentação e depois a escola vai definir em que situação o aluno se encaixa. A responsável pelo Setor de Matrículas do órgão citou também que mudanças de estabelecimento vão depender da disponibilidade de vagas. "Se os pais não estão satisfeitos com a escola que seu filho estuda e pretendem mudar para outro estabelecimento, eles devem procurar qualquer unidade a partir do dia 15 de dezembro para preencher o cadastro de espera de vagas. Havendo sobra de vagas, a partir de janeiro será efetuada a transferência".

Com base nos anos anteriores, Telma Rodrigues acredita que o Colégio Gastão Vidigal, o Instituto Estadual de Educação e o Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), serão os três estabelecimentos mais procurados pelos pais para matricular seus filhos. "É claro que conta muito o fato de estas escolas serem bem avaliadas, mas o que mais pesa é a localização", diz ela, citando que o Gastão, CAP e Instituto ficam fora de avenidas muito movimentadas, o que melhora as condições para estacionamento, além de as crianças ficarem menos expostas ao trânsito. "Estas escolas geralmente estão no trajeto de grande número de pais, o que facilita levar a criança sem precisar desviar o caminho para o trabalho."

Além das 7,3 mil crianças que trocarão escolas municipais por estaduais, cerca de 9 mil jovens ingressarão no ensino médio nos 25 municípios do NRE de Maringá. Ao todo, 65 mil estudantes estarão matriculados nas 33 instituições estaduais de Maringá e 64 nos outros 24 municípios, além das 24 escolas de educação especial.

CRONOGRAMA
2014

24 a 28/11 - rematrícula dos alunos que já frequentam as escolas estaduais do Paraná.

1º a 5/12 - matrícula de alunos da rede municipal (5º ano) que vão ingressar na rede estadual (6º ano) e alunos do 9º ano do ensino fundamental que ingressarão na 1ª série do ensino médio.

8 a 12/12 - matrícula de alunos que não estão estudando na rede estadual, mas que pretendem ingressar no ano que vem em qualquer ano ou série.

Documentos

- Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Casamento, (original e fotocópia);
- Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) para maiores de 16 anos e alunos da Educação Profissional, (original e fotocópia);
- Fatura da concessionária de energia atualizada (original e fotocópia);
- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade da instituição de origem ou emitida pelo Sistema Sere (original e fotocópia); e
- Carta matrícula.

http://digital.odiario.com/parana/noticia/1220290/mais-de-7-mil-criancas-vao-para-2a-parte-do-fundamental-em-2015/