Imprimir

Codem aguarda visita de técnicos da UTFPR para fechar pleito ao MEC

Prefeitura de Maringá apresentará duas áreas para instalação da instituição na cidade
Um terreno fica próximo à penitenciária, no limite com Paiçandu, e outro é particular

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) pretende agendar para as próximas semanas, uma visita dos técnicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ao município. O encontro, com a participação do prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) e do reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, tem como objetivo a apresentação e avaliação de duas áreas que a administração municipal se dispõe a ceder para a instituição instalar um campus em Maringá.

"Aguardamos o retorno do reitor, que viajou ao exterior, para marcar a agenda com o prefeito. Uma equipe técnica vai acompanhar o encontro para fazer a avaliação dos terrenos oferecidos pelo município", afirmou o presidente do Codem, Wilson Yabiku. Existem duas áreas possíveis, segundo a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Maringá. Uma fica próxima à Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), no limite com Paiçandu. "A outra são cinco alqueires que têm tudo para se encaixar no plano de necessidade deles, mas ainda não podemos divulgar a localização", afirma o secretário de Planejamento, Laércio Barbão.

O motivo, segundo o secretário, é que o terreno é uma propriedade privada e ainda depende da declaração de utilidade pública e, posteriormente, de desapropriação. "Está em trâmite", diz Barbão.

Caso os técnicos da UTFPR aprovem um dos lotes apresentados, vai ser assinado um protocolo de intenções entre o município e a instituição. "Com este documento, vamos reunir o apoio da sociedade civil e dos deputados federais para compor um termo de compromisso e encaminhar o pleito ao Ministério", explicou Yabiku.

Um trabalho semelhante de união de esforços da sociedade civil com os parlamentares começa a ser desenvolvido para a conclusão do Hospital Universitário de Maringá (HUM). "Fizemos algumas reuniões com o novo reitor da UEM, Mauro Baesso, e ficou definido que vai ser feito um levantamento de dados para fazermos um termo de referência. Este documento vai ser usado para buscar o apoio de toda a sociedade e dos parlamentares", contou.

Durante a reunião da plenária do Codem realizada na noite de ontem, Yabiku também anunciou que representantes de Maringá vão assinar, no próximo mês, um termo de compromisso com a Embrapa. "Inicialmente, Maringá vai poder contar com o apoio dos laboratórios e pesquisadores da Embrapa, a distância, mas numa segunda etapa se busca a instalação física da Embrapa no município. É trabalho que desenvolvemos a um certo tempo e está se definindo", disse.

Ideb
No balanço das ações do mês de outubro do Codem, Yabiku destacou a premiação oferecida pelo Conselho e pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) a escolas municipais, em razão das boas notas alcançadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Foram homenageados todos os professores e funcionários das escolas que se destacaram.Nosso objetivo é valorizar a educação e, com a homenagem, incentivar outras escolas. Daqui a dois anos, vamos repetir esta ação."

 

http://digital.odiario.com/cidades/noticia/1220275/prefeitura-disponibiliza-outra-de-area-para-utfpr/