Imprimir

Elas também cantam ópera

Grupo com cinco mulheres faz projeto voltado para ópera na intenção de divulgar a música erudita
Artistas já têm experiência acadêmica e em palco dentro do repertório de árias e canto erudito

Ares exclusivamente femininos no palco, entre as árias interpretadas pelo grupo Elas Cantam Ópera. O grupo é formado pelas cantoras Francyene Rossett, Neth Rocha de Andrare, Najara Nogueira, Camila Santiago e Keidma Juliana, e apesar de outras apresentações de ópera com outros nomes, e formações, a noite desta segunda-feira é a noite de estreia do experiente grupo no auditório Luzamor às 21h com ingressos à R$10 (inteira).

As cantoras seguem com projetos paralelos, cantando, além da ópera, jazz, samba, MPB e gospel. Esse projeto de ópera é a continuação de outros recitais e todas as integrantes estudam ou estudaram canto lírico na UEM, o que traz uma afinidade no gênero de árias por terem as cantoras a mesma formação.

O objetivo do grupo é levar ares joviais da ópera a um público menos acostumado a essa arte. Fazem isso com músicas mais animadas e também nas performances de cada uma. No programa, trechos de óperas clássicas e românticas, principalmente de Mozart e Rossini, com árias famosas dos compositores, como por exemplo "Don Giovanni" (Mozart).

Outros trechos
O programa conta com outros compositores em outros trechos de ópera, que não são necessariamente as árias.

De acordo com Keidma Juliana, integrante do grupo Elas Cantam Ópera, a ideia do projeto é prosseguir com a divulgação da ópera e da música erudita de um modo geral.

O grupo segue com enfoque em apresentações, e nunca passou pela cabeça a gravação de CD, embora grande parte do grupo já tenho feito trabalhos para CD tanto com bandas, quanto solo, só que em diferentes gêneros musicais.

Keidma conta que se o grupo se estabelecer no trabalho de propagação do gênero em Maringá, o Elas Cantam Ópera buscarão auxílio de leis de leis de incentivo cultural para a gravação do disco.

A proposta do projeto, a princípio, é focar na cidade de Maringá, ou seja, tudo o que as cantoras almejam a médio prazo cativar efetivamente os maringaenses dentro de um cenário de canto erudito.

SAIBA +
ELAS CANTAM ÓPERA

O QUE: Árias de ópera
QUANDO: segunda-feira
HORÁRIO:21h
ONDE: Auditório Luzamor
INGRESSO:R$10

 

http://www.asc.uem.br/uemnamidia/administrator/index.php?option=com_content&task=add