Imprimir

Ampliação na rede do sorriso

Prefeitura vai implantar mais oito consultórios odontológicos nos postos de saúde
Atendimento é oferecido pelo município e beneficia 4,8 mil pacientes por mês

Pelo menos oito consultórios odontológicos vão começar a funcionar a partir do ano que vem em Maringá. Todos vão ofertar atendimento gratuito e serão instalados em quatro unidades de saúde que serão inauguradas ao longo de 2015 pela Prefeitura de Maringá. Nos novos consultórios, os pacientes vão encontrar tratamento bucal básico, como restaurações, extrações e ações de prevenção, o mesmo já ofertado em todos os 30 postos de saúde da cidade. Os oito novos consultórios vão funcionar nas unidades Império do Sol, Paulino, Paraíso e Zona 7, previstas para serem inauguradas a partir de janeiro. Cada uma vai receber duas cadeiras odontológicas. A contratação de profissionais será feita à medida em que os imóveis ficarem prontos.

A procura pelos serviços na rede básica é alta, com cerca de 4,3 mil pacientes por mês. Entre janeiro e novembro, foram realizadas 42 mil restaurações odontológicas, além de 20 mil aplicações de selantes e 22 mil de flúor nos consultórios dos 30 postos de saúde. "O atendimento é oferecido a todas as faixas etárias, desde bebê a idosos", diz Letícia Padovez, dentista e coordenadora de Saúde Bucal, da Secretaria da Saúde. Procedimentos odontológicos em bebês são feitos em quatro clínicas nos postos de saúde Quebec, Iguaçu, Pinheiros e na Policlínica Zona Sul.

Alta complexidade
Já o atendimento especializado é oferecido em três Centros de Especialidades Odontológicas, que funcionam na Policlínica Zona Norte, no Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep) e na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Nesses três serviços, o paciente encontra especialistas em endodontia, periodontia, cirurgia, dentística restauradora e prótese. Os implantes, apenas da arcada inferior, são feitos no Cisamusep.

Por mês, são abertas 250 vagas para agendamentos em endodontia, 100 para periodontia, 180 para cirurgia, 120 para prótese e 100 na área de dentística restauradora. Pacientes com necessidades especiais encontram atendimento na Policlínica Zona Norte. A colocação de implantes é um serviço recente e, desde fevereiro, quando começou a funcionar no Cisamusep, 300 pacientes passaram pelo procedimento.

A compra dos dez novos consultórios foi feita por licitação, mês passado, e é válida por 12 meses. Além dos consultórios, a prefeitura adquiriu 20 aparelhos de raio X odontológico de parede e dez raio X de coluna, ao custo total de R$ 211,3 mil.

POSTOS DE SAÚDE
48 pacientes receberam atendimento odontológico de janeiro a novembro.

COMO BUSCAR ATENDIMENTO
Pacientes devem procurar o posto de saúde. Para conseguir acesso ao serviço especializado, é preciso passar, primeiro, pelo dentista do posto. O pedido é encaminhado para uma central de atendimento, que direciona o paciente para um dos três centros de especialidades.

 

http://digital.odiario.com/cidades/noticia/1245162/ampliacao-na-rede-do-sorriso/