Imprimir

Contorno oeste da UEM entra na segunda fase

Obras estão concentradas nas ruas Lauro Werneck e Professor Itamar Orlando Soares
Primeira etapa está na fase final e deve ser liberada para veículos no início de 2015

A construção do Contorno Oeste da Universidade Estadual de Maringá (UEM) entrou na segunda fase com obras nas ruas Lauro Werneck e Professor Itamar Orlando Soares, ao lado do campus. Cerca de 20 operários trabalham na duplicação das duas vias.

A primeira intervenção na Rua Lauro Werneck foi a retirada de árvores do campus e o replantio em outra área da universidade. Na Itamar Orlando Soares, os trabalhos iniciais estão na retirada da camada vegetal e na preparação para a construção de uma ponte sobre o Córrego Mandacaru.

A primeira fase do Contorno está quase concluída. Nessa etapa, as construtoras que venceram a licitação fizeram a abertura da Rua Cristal e o prolongamento da Avenida Alício Campolina. A liberação para o tráfego de automóveis será em janeiro. "Faltam calçada, grama, sinalização horizontal e iluminação", diz o secretário de Obras Públicas, Adolfo Cochia.

Férias
O secretário explica que o início das obras nas imediações do campus da UEM segue o cronograma do recesso escolar, período em que o número de veículos e pedestres na região diminui. A intenção da prefeitura é terminar o alargamento das duas ruas até fevereiro, mês de retorno dos estudantes.

A Rua Lauro Werneck vai ser duplicada e, para isso, a grade que separa o campus vai ser recuada para dar espaço a uma nova pista. Na Rua Itamar Orlando Soares, a intervenção seguirá o mesmo padrão.

Serão construídas duas pontes, uma no final da Rua Itamar Orlando Soares e outra na Avenida Alício Campolina. A previsão é que elas estejam concluídas em até oito meses.

Meio ambiente
Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado entre prefeitura e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para garantir a continuidade da obra na área de preservação do Córrego Mandacaru. Como compensação pela retirada de 22 árvores do local, a prefeitura fará um parque ecológico nas proximidades das avenidas Alexandre Rasgulaeff e Alício Campolina. "Faremos um projeto para recuperar e conservar a mata e também um parque de lazer", conta o coordenador do programa Pró-Cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Leopoldo Fiewski. No local, será feito o plantio de 220 árvores.

22 RETIRADAS árvores foram cortadas para as obras do contorno. IAP liberou, mas, em troca, município vai ter que fazer um parque.


MAIS ESPAÇO. Máquinas trabalham no alargamento das pistas para melhorar fluidez no trânsito. —FOTO: RICARDO LOPES

 

http://digital.odiario.com/cidades/noticia/1249097/contorno-oeste-da-uem-entra-na-segunda-fase/