Imprimir

Pela Medicina, Camila abre mão de amigos e festa

Foram 14 horas diárias de estudo; dedicação, além da vaga, rendeu também primeiro lugar geral no vestibular
Segunda chamada será divulgada dia 30 de janeiro

É de Astorga a primeira colocada no vestibular de verão da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Camila Jimbo Torii, 19 anos, estudou 14 horas por dia e conseguiu a aprovação em Medicina. Além da UEM, ela foi aprovada em dois vestibulares e aguarda resultados de outras cinco universidades, previstos para janeiro.

Para conseguir a aprovação na UEM, Camila saiu de Astorga e foi morar em Curitiba para fazer cursinho. Além de ouvir que o ensino lá era melhor, a distância de amigos e familiares a manteve focada nos estudos. "Concentrei bastante só nos estudos este ano. Como morava em pensionato, não tinha que limpar a casa ou fazer comida. Também deixei as festas de lado."

Camila conseguiu a aprovação no segundo ano de cursinho. Em 2013, ela estudou em Maringá, mas não passou no concurso. Na classificação, ficou longe das 16 vagas ofertadas em Medicina. A aprovação e o primeiro lugar na classificação geral do foi comemorada sem ovo ou farinha. Camila estava em casa, em Astorga, e viu o resultado pela internet. Ela diz que será a primeira médica da família e escolheu o curso por afinidade. "Eu me identifico com a área de saúde."

Surpresa
O segundo lugar em Medicina e também na classificação geral é de Amanda Tiemi Eda, 19, de Maringá. A rotina de preparação também foi puxada, com cursinho pela manhã, cinco horas de estudo em casa à tarde e aulas de química e biologia à noite. A aprovação, segundo ela, foi inesperada. "Eu não conferi os gabaritos das provas, preferi ficar esperando a surpresa." O cursinho frequentado por Amanda, na Zona 7, teve sete aprovados em Medicina na UEM, o curso mais concorrido do vestibular, com 206,5 candidatos por vaga.

As 1.514 vagas do vestibular de verão foram disputadas por 16.668 inscritos. No decorrer das provas, 20,14% deles desistiram. A lista com os aprovados foi divulgada ontem.

As provas foram aplicadas entre os dias 7 e 9 de dezembro em nove cidades. Dos 16 mil vestibulandos, 11,6 mil selecionaram Maringá para fazer o exame. Estatísticas da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) apontam que das 13 melhores notas da última edição do vestibular, seis são de candidatos de Maringá. Entre as 20 maiores pontuações estão estudantes aprovados em Medicina e Direito. A 15ª colocada geral é de uma vestibulanda que passou em primeiro lugar para o curso de História.

Entre os cotistas, o primeiro lugar ficou com Jackson Danrlei, com 525 pontos e aprovação em Medicina. Ele ficou em 43º lugar na classificação geral.

SERVIÇO
A matrícula dos aprovados deve ser feita entre 13 e 15 de janeiro de 2015, no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (www.daa.uem.br). A lista da segunda chamada será publicada em 30 de janeiro. As aulas começam em fevereiro.

PAS TAMBÉM DIVULGA LISTA

Entre os aprovados no Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2014, a maior pontuação foi feita pelo estudante Gabriel Gonçalves de Camargo, 17, de Cândido Mota (SP), aprovado em Direito.

Dos 27,1 mil inscritos nesta edição do PAS, 3.945 passaram pelas três etapas do processo seletivo e entraram na disputa pelas 750 vagas reservadas para a modalidade. Para concorrer a uma vaga na UEM pelo PAS, ao final de cada série do ensino médio, os alunos fazem uma prova. As notas são cumulativas e o candidato só escolhe curso que vai disputar quando faz a última prova. As graduações mais disputadas foram Medicina (40 candidatos por vaga), Arquitetura e Urbanismo (20,3) e Odontologia (13,5).

Segundo a CVU, dos 11 primeiros colocados no PAS, oito foram aprovados em Medicina, um ganhou uma vaga em Engenharia Mecânica, outro em Engenharia Civil, e Gabriel conquistou vaga em Direito. O estudante ainda aguarda resultados do Enem e da Fuvest.

 

http://digital.odiario.com/cidades/noticia/1249856/dia-de-festa-para-aprovados-na-uem/