Imprimir

Figurões e novos nomes da cultura de Maringá revelam o que estão curtind

O poeta Ademir Demarchi entoando clássicos do punk curitibano? Paolo Ridolfi refestelando-se com standards do jazz, na voz de Lady Gaga e Tony Bennett, em meio aos quadros, pincéis e baldes de tintas espalhados pelo atelier? A jovem escritora Giovanna Rodrigues buscando inspiração na lírica sertânica do sumidão Belchior? Bancando escafandristas culturais, mergulhamos na intimidade dos figurões e dos novos nomes da cultura maringaense para descobrir o que eles estão lendo, ouvindo e assistindo nos primeiros dias de 2015.

Notícias Relacionadas

    • 20/01/2015 10:24:00
    • Campo Mourão abre a temporada de grandes shows
    • 17/01/2015 00:00:00
    • Saiba quem são os Melhores do Ano, segundo os internautas
    • 13/01/2015 12:35:00
    • Banda Malta fará show em Campo Mourão
    • 13/01/2015 12:15:13
    • Humberto Gessinger toca neste sábado em Campo Mourão

O ator espanhol Javier Bardem e a musa Scarlett Johansson foram os únicos atores que apareceram mais de uma vez na lista da turma maringaense. Com Javier no elenco, "Mar Adentro", ganhou a preferência da professora de Letras da UEM, Alice Áurea Penteado. Também estrelado pelo ator, o drama "Antes do Anoitecer" foi último bom filme assistido pela secretária de Cultura Olga Agulhon. Já a musa Scarlett Johansson garantiu momentos de epifanias e levitações ao poeta Ademir Demarchi, que acaba de ver dois filmes com ela: "Sob A Pele" e "Lucy".

"'Sob A Pele' é de uma pobreza argumentantiva que o torna envergonhado perto de 'Lucy' e o único prazer é ver a Scarlett em alguns momentos sedutores e incautos", resume Demarchi.

Além de ouvir PJ Harvey e se debruçar sobre a filosofia de Peter Pal Pelbart, lendo "O Avesso do Niilismo — Cartografias do Esgotamento", a artista plástica Roberta Stubs se surpreendeu com o drama norueguês "Blind", escrito e dirigido por Eskil Vogt:

"O que mais me chamou a atenção no filme foi o modo como a imaginação da protagonista, que recém perdeu a visão, dita os rumos de uma suposta realidade que, aos poucos, ganha tons de um realismo fantástico, na medida em que o grau de loucura e insegurança da personagem aumenta", observa.

E não são só filmes cults que fazem a preferência dos maringaenses ligados à cena cultural. O blockbuster "O Hobbit", dirigido por Peter Jackson, e o best-seller "A Fúria dos Reis", escrito por George R. R. Martin, marcaram, há pouco tempo, a baixista Taise Bijora, da banda de heavy metal Panndora.

Entre blockbusters e cults, sobrou até para o Velho Bigode. Belchior, com seu álbum antológico "Alucinação" (1976), serve para o prazer e para a inspiração da jovem e talentosa escritora maringaense Giovanna Rodrigues.

Confira, abaixo, a preferência dos outros figurões do cenário cultural. Quem sabe, dali, você, leitor, não descubra outras preciosidades literárias, sonoras e cinematográficas?

Olga Agulhon
Secretária de Cultura de Maringá
Livro "Toda Poesia", Paulo Leminski
Filme "Antes do Anoitecer", de Julian Schnabel
Álbum “Still Got The Blues”, Lex Vandyke

Taise Bijora
Baixista da banda Panndora
Livro "A Fúria dos Reis", George R. R. Martin
Filme “O Hobbit”, Peter Jackson
Álbum "Pulse", Pink Floyd. É um álbum maravilhoso. Na verdade, amo esse álbum. sempre tenho necessidade de escutá-lo. Faz um bem à minha alma

Divulgação

Taise Bijora, baixista da banda Panndora: "Pulse", Pink Floyd, para ouvir em casa

Roberta Stubs
Artista plástica
Livro “O Avesso do Niilismo — Cartografias do Esgotamento”, Peter Pál Pelbart. Um livro de filosofia que se lança à tarefa de pensar a atualidade de nosso tempo, marcado por uma insatisfação com o presente, um intenso desejo de mudança e transformação e um profundo sentimento de incapacidade e inércia. O livro nos convida a ultrapassar um suposto niilismo reativando nossa imaginação política, teórica, afetiva, corporal, territorial e existencial.
Filme “Blind”, de Eskil Vogt
Álbum “White Chalk”, PJ Harvey. As músicas são maravilhosamente tristes

Reginaldo Dias
Professor de História da UEM
Livro “O Homem que Amava Os Cachorros”, Leonardo Padura
Filme “Quanto Mais Quente Melhor, de Billy Wilder
Álbum “I Just Happen To Be Here”, Alexia Bomtempo

Paolo Ridolfi
Artista plástico
Livro "Gaveta dos Guardados", Iberê Camargo. Quando começo a ler um livro de arte, geralmente penso: “esse não vai ser chato". Quase sempre erro
Filme "Medianeras", de Gustavo Taretto e Pilar López de Ayala
Gostei muito desse filme argentino. Um bom trabalho pode estar próximo: atenção ao humano ao seu lado.
Álbum “Cheek to Cheek”, Tony Bennett e Lady Gaga. Me surpreendeu com aquele clima nostálgico. Lidar com os preconceitos é um bom exercício para expandir a mente

Divulgação


Ademir Demarchi: poeta teve epifanias e levitações com Scarlett Johansson

Paulo Petrini
Jornalista e pesquisador musical
Livro "101 Poetas Paranaenses, Volume I", organizador: Ademir Demarchi
Filme "O Mágico", de Sylvain Chomet  
Álbum "A Bad Donato", João Donato

Alice Áurea Penteado
Professora de Letras da UEM
Livro “As Mulheres de Meu Pai”, José Eduardo Agualusa
Filme “Mar Adentro”, de Alejandro Amenábar
Álbum “O que Você quer Saber de Verdade”, Marisa Monte

Ademir Demarchi
Escritor
Livro “Almanárquico”, de poemas do Luiz Roberto Guedes.
Foi lançado pelo projeto Leve um Livro, em Belo Horizonte, que terá 24 poetas/livros, criado pelos poetas Ana Elisa Ribeiro e Bruno Brum para a Fundação Cultural, que imprime 2.500 exemplares que ficam disponíveis pra quem quiser pela cidade. Veja mais em www.leveumlivro.com.br.
Filme “Lucy”, do Luc Besson, e “Sob A Pele”, do Jonathan Glazer, ambos com a Scarlett Johansson. “Lucy” é ótimo por ter um argumento imaginoso e criativo, muito divertido. Já o “Sob A Pele” é de uma pobreza argumentantiva que o torna envergonhado perto de “Lucy” e o único prazer é ver a Scarlett em alguns momentos sedutores de incautos
Álbum “BeijoAAforça: 20 Anos”

Keidma Juliana
Cantora do Celebrate Jazz Combo
Livro “Sobre O Tempo E A Eternidade”, Rubem Alves
Filme “Pergunte Ao Pó”, de Robert Towne
Álbum “The Ballad of Nina Simone”, Nina Simone

Marisa Correa Silva
Professora de Letras da UEM
Livro “Em Busca do Tempo Sagrado”, Jacques Le Goff
Filme “Boyhood”, de Richard Linklater
Álbum "Frank", Amy Winehouse.

Giovanna Rodrigues
Escritora
Livro “Sentimento do Mundo", Carlos Drummond de Andrade
Filme "Clube de Compra Dallas", de Jean-Marc Vallée
Álbum "Alucinação", Belchior. Todas as letras desse álbum são poemas. Esse álbum tem tudo: além de poesia, tem melodia e ainda me deixa inspirada para escrever

 

http://www.odiario.com/vivamaringa/showsebaladas/noticia/1262132/figuroes-da-cultura-de-maringa-revelam-o-que-estao-curtindo/