Imprimir

Vestibular tem início amanhã

Concurso da UEM tem 17.505 candidatos que vão disputar 1.470 vagas distribuídas em 69 cursos

Prova de Conhecimentos Gerais abre a disputa l Medicina
é o curso mais concorrido, com 307 candidatos por vaga
Da Redação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Com a prova de Conhecimentos Gerais, terá início amanhã o vestibular de inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com 17.505 candidatos, oriundos dos 26 Estados, disputando 1.470 vagas em 69 cursos de graduação, sendo que 20% das vagas são reservadas ao Sistema de cotas. O concurso vai se estender até a próxima terça-feira (19), sempre com início às 9h. 
A grande maioria dos candidatos, 11.914 pessoas, fará as provas em Maringá. Além de Maringá, haverá provas nas cidades de Cianorte (854 candidatos), Campo Mourão (551), Goioerê (237), Ivaiporã (326), Paranavaí (924), Apucarana (1.377), Umuarama (1.246) e Cidade Gaúcha (76).
Presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), a professora Maria Raquel Marçal Natali orienta os vestibulandos a conhecerem o local da prova no sábado, um dia antes do concurso. Para ajudar nessa tarefa, a comissão criou um aplicativo para smartphone capaz de identificar o local onde a pessoa prestará o vestibular. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, nas plataformas Android e Apple IOS. 
Maria Raquel ainda sugere aos candidatos chegarem por volta das 7h30 ao local da prova, permanecendo ali até o horário de abertura das salas, às 8h20. As portas serão fechadas às 8h50 porque às 9h terá início a aplicação do concurso.

Mais concorridos
Medicina, Arquitetura e Urbanismo, e Odontologia são os cursos mais concorridos, de acordo com levantamento sobre a concorrência divulgado pela CVU. 
Cada vaga do curso de Medicina será disputada por 307.3 candidatos, enquanto que Arquitetura e Urbanismo terá 60.8 candidatos por vaga, e Odontologia 48.8. O quarto curso mais concorrido é Direito (matutino), com 46.3 inscritos por vaga.
Entre os candidatos inscritos pelo sistema de cotas, a disputa segue a mesma ordem, com exceção do quarto curso mais concorrido, que, entre os cotistas, é Engenharia Mecânica, na proporção de 21.3 vestibulandos por vaga.

Desempate
Para efeito de desempate entre dois ou mais postulantes a um mesmo curso, turno e campus, a vaga será destinada ao candidato que tiver comprovado renda familiar inferior a 10 salários mínimos ou o de menor renda quando mais de um concorrente preencher o critério inicial.
Vale lembrar que, na inscrição para o Vestibular, o candidato deve declarar a renda familiar, em salários mínimos. Os documentos comprovando o rendimento serão apresentados no ato da matrícula, caso haja empate. Em caso de informação falsa, o candidato está sujeito à perda da vaga.

http://digital.odiario.com/cidades/noticia/2198343/vestibular-tem-inicio-amanha/