Imprimir

Vacina contra a dengue vai ser aplicada hoje e amanhã na UEM

Maringá tem como meta a vacinação de 93 mil pessoas de 15 a 27 anos
Porcentual do público alvo alcançado na cidade ontem estava em 26%; m eta é atingir 80%

Longe de atingir a meta de vacinação contra a dengue, profissionais da saúde vão ficar hoje e amanhã no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Cantina do Quiosque, que fica perto do bloco F-67. É mais uma tentativa de aproximação do público alvo da campanha em Maringá, que tem como meta a vacinação de 93 mil pessoas com idades entre 15 e 27 anos. Não é obrigatório apresentar a carteira de vacinação, mas para garantir a vacina é preciso estar com a carteira de identidade e um comprovante de endereço em mãos.

Até ontem, o porcentual do público alvo alcançado na cidade estava em 26%. "Foram bem positivas as nossas ações nos shoppings no final de semana, também estamos indo até algumas empresas e escolas. Ressaltamos que todas unidades básicas de saúde do município estão vacinando. É preciso ressaltar que a vacinação é importante para toda a população, mesmo para quem não faz parte do público alvo", afirmou a coordenadora de Imunobiológicos da Secretaria Municipal de Saúde, Izabela Gomes Ferrari Sócio.

A vacina protege contra quatro sorotipos da dengue e evita até 90% dos casos graves da doença, além disso irá diminuir o número de outras pessoas serem contaminadas pela doença. Indiretamente, todos ficam protegidos porque haverá menos vírus em circulação. A dose só é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando e imunodeprimidos (pessoas com defesa imunológica fraca, como portador de HIV e pacientes em tratamento de câncer).

O chefe da divisão de Vigilância em Saúde da 15ªRegional de Saúde, Valdemi de Lima, considerou que a única forma de se atingir as metas da vacinação nessa campanha contra a dengue é com as ações realizadas fora dos postos de saúde.

"Temos que levar até o público alvo. São pessoas que estão estudando, trabalhando e que demonstram ter dificuldade de acesso às unidades de saúde. Também é preciso pensar em horários diferenciados para se garantir o acesso. São as estratégias que estamos adotando junto com as equipes dos municípios, que fazem a vacinação para termos sucesso", considerou Lima.

Na região, segundo informações da 15ª Regional de Saúde, Sarandi apresenta um índice de vacinação semelhante ao registrado em Maringá, de 25%. Em Mandaguari, o porcentual é um pouco maior, com 42%.

Nos municípios de Iguaraçu, Marialva, Paiçandu e Santa Fé, o índice de pessoas vacinadas dentro do público alvo passa de 50%. Situação mais confortável é registrada em São Jorge do Ivaí, onde se atingiu o porcentual de 77,8% do público alvo, bem perto do mínimo de 80% considerado satisfatório pela Secretaria de Estado da Saúde.

Munhoz de Mello é o único município, entre os nove selecionados dentro da 15ª Regional da Saúde e dentro dos trinta que participam da vacinação no Paraná, a superar a meta de 80%. A campanha prossegue até o dia 24 de setembro.

http://digital.odiario.com/cidades/noticia/2238538/vacina-contra-a-dengue-vai-ser-aplicada-hoje-e-amanha-na-uem/