Imprimir

'Domingo na UEM' reúne cultura, lazer e serviços

Com o tema "Cultura Oriental", a Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove hoje, das 14h às 18h, mais uma edição do Projeto Pirilampo, abrindo os portões do campus para a comunidade em geral, com diversas atividades.

O evento será realizado no campo de futebol próximo ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) e à Pro-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e os visitantes poderão ver a apresentação do Grupo Clown, obter informações sobre educação ambiental, receber orientações para cuidados com animais, por meio dos alunos de Medicina Veterinária, e se divertir com a Banda Azulejo de Vênus.

Além disso, o Domingo na UEM terá atividades de tai chi chuan, caratê, aikido, gô (xadrez japonês), kendo (luta do samurai), taiko (tambores), bon odori da Escola Japonesa de Marialva, origami e ikebana.

Haverá, ainda, distribuição de pipoca, algodão-doce, picolé e karintôo (comida típica japonesa). A recomendação é que os visitantes levem garrafinha de água, repelente, chapéu ou boné.

A realização é do Programa Integrado de Ação Social (Proação), da UEM. A primeira edição do evento, para comemorar o aniversário de um ano do Projeto Pirilampo, ocorreu no dia 7 de agosto, com a participação expressiva da comunidade externa, entre crianças, jovens e adultos.

Criado pelo Proação, o Pirilampo tem a finalidade de fazer uma intervenção sociocomunitária na Vila Esperança, bairro vizinho à universidade. "A implantação do projeto veio da necessidade de atender uma demanda da comunidade localizada no entorno da UEM", diz Gláucia Danner, coordenadora do projeto.

http://digital.odiario.com/cidades/noticia/2257467/domingo-na-uem-reune-cultura-lazer-e-servicos/