Foi aberto, à meia-noite desta segunda-feira (10), o prazo para se inscrever no vestibular de inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os estudantes terão até 10 de maio para fazer a inscrição em um dos 69 cursos de graduação, que totalizam 1.492 vagas.

Para participar do concurso, é necessário preencher a ficha pelo site da UEM e pagar a taxa de inscrição, que custa R$ 146. Esse valor pode ser pago em qualquer agência bancária por meio do boleto bancário que pode ser impresso diretamente do Menu do Candidato. Os candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do governo federal são isentos do pagamento da taxa.

De acordo com o edital, as inscrições cujas taxas não forem pagas até 12 de maio, não serão homologadas.

A divulgação do local de prova será feita no dia 16 de junho e os testes serão aplicados nos dias 16, 17 e 18 de julho. Como nas edições anteriores, no primeiro dia será a prova de conhecimentos gerais, no segundo será Língua Portuguesa e literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e redação. Já no terceiro, são aplicadas as provas de conhecimentos específicos, de acordo com o curso escolhido. O horário para aplicação dos testes é sempre das 8h50 às 13h.

O gabarito provisório das provas objetivas será divulgado no dia 20 de julho, às 15h e os alunos terão até as 15h do dia seguinte para protocolar um pedido de revisão das questões. Já o resultado final será divulgado no dia 25 de agosto, a partir das 10h.

Mudanças

A UEM anunciou, recentemente, algumas mudanças no processo seletivo que começam a valer a partir do vestibular de inverno deste ano. Uma delas é a exigência do número do CPF do candidato no ato da inscrição.

Outra novidade se refere à prova de língua estrangeira: quem obtiver nota zero nessa prova não será desclassificado – como acontecia anteriormente – apenas não somará pontos para a prova, mas pode continuar concorrendo à vaga.

Também será possível aos candidatos em lista de espera possam se candidatar a vagas remanescentes de outros cursos, em que não haja alunos classificados na fila. Qualquer candidato classificado no vestibular da UEM ou no PAS, que não efetuou matrícula, pode fazer a opção por um dos cursos com registro de vaga remanescente.