Quem deseja prestar vestibular em julho para ingressar na Universidade Estadual de Maringá (UEM) deve se apressar: o prazo para se inscrever termina às 23h59 desta quarta-feira (10). Nesse concurso, são ofertadas 1.492 vagas em 69 cursos de graduação da instituição, que tem câmpus em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

Uma novidade que pode agradar os vestibulandos é que, a partir desse concurso, quem estiver na lista de espera pode se candidatar a uma vaga remanescente de qualquer curso de graduação da UEM. Antes, os candidatos só podiam concorrer a uma vaga não preenchida se fosse do mesmo curso para o qual fizeram a prova. Outra mudança foi na prova de língua estrangeira: se o estudante zerar nessa prova, não é mais eliminado automaticamente, como acontecia antes. Ele apenas deixa de pontuar na prova.

Exigências

Para se inscrever no vestibular é preciso informar os dados do documento de identificação com foto e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Também é necessário pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 146. O pagamento pode ser feito até 12 de maio. Os candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do governo federal são isentos do pagamento da taxa.

Datas

A divulgação do local de prova será feita no dia 16 de junho e os testes serão aplicados nos dias 16, 17 e 18 de julho. Como nas edições anteriores, no primeiro dia será a prova de conhecimentos gerais, no segundo será Língua Portuguesa e literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e redação. Já no terceiro, são aplicadas as provas de conhecimentos específicos, de acordo com o curso escolhido. O horário para aplicação dos testes é sempre das 8h50 às 13h.

O gabarito provisório das provas objetivas será divulgado no dia 20 de julho, às 15h e os alunos terão até as 15h do dia seguinte para protocolar um pedido de revisão das questões. Já o resultado final será divulgado no dia 25 de agosto, a partir das 10h.