Os dois vestibulares e o Processo de Avaliação Seriada (PAS), ambos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), injetaram R$ 31.527.926 na economia de Maringá ano passado. Os valores são referentes aos gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos 20.634 vestibulandos que vieram de fora da cidade durante sete dias de 2016 – seis referentes aos vestibulares de inverno, em julho, e verão, em dezembro, e um ao PAS. Juntos, os três concursos tiveram ao menos 37 mil inscritos.
O impacto econômico dos concursos foi calculado pelo Observatório de Turismo e Eventos, do Maringá Convention & Visitors Bureau, e divulgado durante reunião no Gabinete da Reitoria.
O levantamento mostra que, além dos vestibulares e do PAS, os eventos de extensão da UEM fomentam a economia local. Em análise de 100 dos 128 eventos feitos pela UEM, ano passado, em Maringá, o Observatório concluiu que os visitantes injetaram R$ 2.398.384 na economia ao gastar com diárias em hotéis, transporte e alimentação. Esses eventos reuniram 15.884 participantes, dos quais 1.932 eram visitantes. Yara Linschoten, superintendente executiva do Maringá Convention, afirma que os eventos da UEM representam 33% da agenda da entidade.
A pró-reitora de administração da UEM, Maria Helena Dias, diz que, anualmente, os investimentos em simpósios, encontros e atividades similares somam R$ 1 milhão, mas também há recursos não mensurados de outras iniciativas espontâneas de investimento. "Não existe uma central de eventos, a unidade prepara a atividade e encaminha para a Diretoria de Extensão e Cultura, que presta assessoria sobre as melhores formas de execução."
O vice-reitor, Júlio Damasceno, incentiva o estabelecimento de uma nova relação com a sociedade para a construção de um ambiente com foco em questões educacionais. Damasceno lembra que a educação é um eixo forte e fundamental na região de Maringá, que deve ser valorizada, pois representa um terço da atratividade regional.
Para a superintendente executiva do Convention, traduzir para o mercado o quanto os investimentos na UEM são interessantes ainda é um processo difícil, mas a entidade têm interesse em dar publicidade aos números. "Essas estatísticas são um incentivo ao setor do turismo em Maringá e a cidade só tem a ganhar com isso", diz Yara. Depois da UEM, o estudo será apresentado à diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
Vôlei
Entre os dias 5 e 14 de maio, a Vila Olímpica sediou três grandes eventos de vôlei de praia, proporcionando ao público a chance de acompanhar jogos de alto nível, e ao trade turístico a oportunidade de realizar negócios. A estimativa é que durante o período R$ 1,56 milhão tenham sido injetados na economia local. Em Imposto Sobre Serviços (ISS), foram arrecadados R$ 47 mil, segundo o Convention.
Estão inclusos na conta, gastos com alimentação, transporte e com 380 leitos.
http://digital.odiario.com/cidades/noticia/2371249/pas-e-vestibular-injetam-r$-31-mi-na-economia/