UEM investe em software para detectar e inibir plágio acadêmico

uem-na-midia
    18-06-2024
    A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem novamente uma ferramenta para inibir plágios, isto é, a produção de trabalhos acadêmicos com o uso de ideias e conteúdos de terceiros sem o devido crédito. Uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), a Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e a Pró-Reitoria de Administração (PAD) viabilizou a assinatura do software antiplágio Turnitin Feedback Studio. O processo da contratação de assinatura do programa foi todo feito pela Biblioteca Central (BCE), órgão ligado a PEN, porém, a gestão do contrato está a cargo da PPG, onde é mais forte a produção de pesquisa.

Conforme a BCE, PEN e PPG, o software escolhido lidera o mercado de soluções tecnológicas em integridade acadêmica. O mesmo programa também é utilizado pela Editora da UEM (Eduem) para analisar as publicações. O investimento na assinatura anual do plano intermediário da ferramenta foi de aproximadamente R$ 60 mil e permite o cadastro de 3 mil usuários da comunidade universitária.“A UEM já teve esse software no passado e o seu histórico é muito bom. Por isso, ele foi escolhido. Entendemos que uma universidade que possui uma produção científica como a da UEM precisa estar precavida e tratar a integridade acadêmica como uma prioridade”, diz o pró-reitor de PPG, Mauro Ravagnani.

Desde o mês passado, o recurso já está sendo utilizado para varredura de teses, dissertações, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), artigos científicos e, recentemente, também das redações de candidatos do Processo de Vagas Remanescentes via Histórico Escolar. Segundo o pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco, cerca de 2% das redações encaminhadas via online foram reprovadas por estarem plagiadas.

Francisco explica que já teve experiência de usar a ferramenta. “O relatório do Turnitin não só mostra os trechos que têm similaridades, como ele mostra a origem, de onde foi extraído.” Ao mesmo tempo, ele alerta que é preciso ter parcimônia ao analisar o relatório, pois muitas similaridades são naturais pela recorrência de palavras usuais, como “transformação social”, “educação para uma formação crítica”, entre outras.

COMO SE CADASTRAR
    Docentes, discentes e agentes universitários interessados devem pedir o cadastro para uso do software na PPG, com Daiana Aldrovande, pelo telefone 3011-4518 (também atende pelo WhatsApp) ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As bibliotecárias da universidade passaram por uma formação do Turnitin e estão aptas para orientarem os professores de como usar a ferramenta.

Da Redação
    Foto – Reprodução