uem-na-midia
    14-06-2024
    Candidatos inscritos nos vestibulares de Inverno e EaD da Universidade Estadual de Maringá (UEM) podem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até esta sexta-feira (14). O pagamento da taxa dentro do prazo estabelecido é obrigatório para a homologação da inscrição.

    O código Pix ou o boleto para pagamento podem ser emitidos no Menu do Candidato, acessado via site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) ou pelo aplicativo App Vestibular UEM. Para ambos os concursos, o valor da taxa de inscrição é de R$ 185.

    As inscrições para o Vestibular de Inverno e o Vestibular EaD da UEM se encerraram na última quarta-feira (12), após a prorrogação do prazo original, que terminaria em 5 de junho. O edital com a homologação das inscrições será publicado pela CVU na próxima segunda-feira (14).

    As provas de ambos os concursos estão marcadas para o dia 14 de julho. O Vestibular de Inverno 2024 oferece 1.108 vagas em mais de 70 cursos presenciais, desenvolvidos em seis câmpus diferentes da Universidade.

    Já o Vestibular EaD 2024 disponibiliza 755 vagas para as graduações em Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídas nos 21 polos EaD da instituição.

    Em todos os cursos, há reservas de vagas para cotas sociais, para negros ou para Pessoas com Deficiência (PcD). Os candidatos aprovados no Vestibular EaD poderão ingressar neste ano, enquanto os aprovados no Vestibular de Inverno começam seus cursos em 2025. Os resultados dos concursos serão divulgados no dia 9 de agosto.

    Leia também:

    UEM promove formação gratuita de membros para banca de cotas
    Mais informações podem ser obtidas nos sites do Vestibular de Inverno 2024 e do Vestibular EaD 2024. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5700 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    uem-na-midia
    12-06-2024
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferta, a partir desta quarta-feira (12), um curso de formação técnica para que membros da comunidade possam integrar as bancas de heteroidentificação das cotas étnico-raciais nos vestibulares da instituição.
    Esta será a segunda edição da oportunidade, promovida pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH) em conjunto com o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab). Realizada no Auditório do Bloco I-12 do câmpus sede da UEM, a capacitação tem carga horária de oito horas, com oferta de certificado aos participantes. As atividades serão desenvolvidas entre quarta (12) e quinta-feira (13), das 13h30 às 17h30.

    A iniciativa é gratuita e aberta às comunidades interna e externa da UEM. Podem participar professores, servidores técnicos, estudantes e quaisquer interessados na área. Conforme os organizadores, o principal objetivo é capacitar pessoas para a análise justa e criteriosa da autodeclaração étnico-racial de candidatos aos vestibulares da UEM.

    De acordo com a coordenadora do Neiab, Marivânia Conceição de Araújo, a realização do curso é essencial para a manutenção da política de cotas da Universidade. “Ficamos muito contentes com essa parceria entre o Neiab e a PRH, porque essa é uma tarefa importantíssima. Quanto mais pessoas estiverem preparadas para participarem das bancas e informadas sobre a necessidade da banca, menos erros ocorrerão no processo dos vestibulares”, explicou.

    A ação também oferecerá uma base teórica sólida sobre a história e as dinâmicas do racismo no Brasil. Segundo a coordenadora, o entendimento crítico sobre as questões raciais ajudará a desconstruir preconceitos e estereótipos que poderiam, inclusive, influenciar o julgamento dos futuros avaliadores.

    Além disso, Araújo lembrou que as bancas de heteroidentificação voltarão a ser presenciais já a partir dos próximos vestibulares. “É importantíssimo que as bancas sejam presenciais, para que haja uma conversa, um contato e uma apresentação entre os avaliadores e os candidatos. Isso é essencial para que a banca possa avaliar se o candidato é sujeito àquela política pública afirmativa”, destacou.

    As bancas de heteroidentificação atuam para evitar fraudes no acesso às vagas da política de cotas raciais nos vestibulares. O objetivo é assegurar que as ações afirmativas cumpram os papéis de promoção da igualdade de oportunidades e de reparação de desigualdades históricas no acesso ao ensino superior.

    uem-na-midia
    11-06-2024
    As inscrições para os vestibulares de Inverno e EaD da Universidade Estadual de Maringá (UEM) terminam nesta quarta-feira (12). Previsto inicialmente para o dia 5 de junho, o prazo final para inscrições foi estendido em uma semana pela Comissão do Vestibular Unificado (CVU), por meio de edital.

    Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
    Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
    As inscrições são realizadas, exclusivamente, pelo site da CVU ou pelo aplicativo App Vestibular UEM. Após escolher o concurso desejado e clicar em “inscrições”, o candidato deve ler atentamente as orientações e iniciar o preenchimento do formulário de inscrição e do questionário socioeducacional. No Menu do Candidato, o vestibulando pode emitir o código pix ou o boleto para o pagamento da taxa de inscrição, que deve ser efetuado até esta sexta-feira (14).

    Ao todo, são ofertadas mais de 1.800 vagas para quase 80 cursos de graduação, com provas marcadas para o dia 14 de julho. O Vestibular de Inverno 2024 oferece 1.108 vagas em mais de 70 cursos presenciais, desenvolvidos em seis câmpus diferentes da UEM. Já o Vestibular EaD disponibiliza 755 vagas para as graduações em Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídas nos 21 polos EaD da instituição.

    Em todos os cursos, há reservas de vagas para cotas sociais, para negros ou para Pessoas com Deficiência (PcD). Os candidatos aprovados no Vestibular EaD poderão ingressar neste ano, enquanto os aprovados no Vestibular de Inverno começam seus cursos em 2025.

    Leia também:

    Prazo de inscrição do Enem 2024 é prorrogado até 14 de junho
    Rio Grande do Sul faz campanha para arrecadação de livros e material escolar
    Para os vestibulares de 2024, continuam valendo as mudanças promovidas pela CVU no ano passado. A principal delas foi a eliminação da prova de conhecimentos específicos, para que cada candidato possa se inscrever em até três opções de cursos diferentes - que não precisam ser de uma mesma área. Desde os últimos concursos, a novidade tem impactado positivamente no aproveitamento das vagas oferecidas - no Vestibular de Verão 2023, por exemplo, 94,8% das vagas foram preenchidas.

    Outras alterações dizem respeito à pontuação da prova. A redação passou a valer 120 pontos, e alguns itens que zeravam a redação foram retirados. Além disso, o candidato que não pontuar nas questões objetivas ainda assim terá seu texto avaliado. A desclassificação automática só ocorrerá em caso de falta ou nota zero na redação.

    Mais informações podem ser obtidas nos sites oficiais do Vestibular de Inverno 2024 e do Vestibular EaD 2024. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5700 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    uem-na-midia
    06-06-2024
    A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) anunciou, nesta quarta-feira (5), por meio de edital, a prorrogação do período de inscrições do Vestibular de Inverno e do Vestibular EaD 2024 devido a instabilidades no sistema. Agora, o novo prazo se estende até o dia 12 de junho e os estudantes interessados podem se inscrever no site da CVU ou pelo aplicativo App Vestibular UEM.
    O período para os pagamentos das taxas para os dois concursos foi estendido para o dia 14 de junho. Candidatos que ainda não pagaram o valor podem emitir uma guia com a data de vencimento atualizada. Para isso, é necessário acessar o Menu do Candidato, no site da CVU ou no aplicativo, e imprimir a nova guia. O pagamento por Pix também está disponível.

    De acordo com a universidade, os editais da homologação das inscrições serão publicados em 18 de junho e os locais de prova e procedimentos para verificação da condição autodeclarada pelo candidato inscrito em cotas para negros serão divulgados a partir de 24 de junho.

    Apesar da prorrogação no prazo de inscrição, a data de aplicação das provas permanece a mesma, em 14 de julho. Confira os editais completos do Vestibular de Inverno e do Vestibular EaD 2024 da UEM.

    uem-na-midia
    05-06-2024
    Estudantes interessados em participar dos Vestibulares de Inverno ou EaD 2024 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) têm até esta quarta-feira (5) para se inscrever nos processos seletivos. As inscrições devem ser realizadas pelo site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) ou no aplicativo Vestibular UEM.
    O Vestibular de Inverno oferta 1.108 vagas em cerca de 70 cursos de graduação presenciais, espalhados em seis campi diferentes da universidade, e o Vestibular EaD disponibiliza 755 vagas para as graduações em Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídas nos 21 polos EaD da instituição. Em todos os cursos, há reservas de vagas para cotas sociais, para negros ou para Pessoas com Deficiência (PcD).

    Leia também:

    Inscrições para o Enem 2024 terminam na sexta (7)
    Semana do livro da Eduem tem descontos em mais de 700 obras; saiba mais
    Os candidatos aprovados no Vestibular EaD poderão ingressar neste ano, enquanto os aprovados no Vestibular de Inverno começam seus cursos em 2025.

    Confira os editais completos do Vestibular de Inverno e Vestibular EaD 2024.

    Página 1 de 6

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.