uem-na-midia
    29-06-2024
    Os visitantes têm acesso a demonstrações de experimentos e projetos de ciência
    Sucesso por onde passa, o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) foi uma das instalações mais visitadas nos três primeiros dias da festa de aniversário de 69 anos de Umuarama, que segue até domingo (30) no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega.Os visitantes têm acesso a demonstrações de experimentos e projetos de ciência, que são apresentados com uma linguagem clara e objetiva. Os trabalhos e acervos são apenas parte do Mudi, que é itinerante e leva projetos de extensão que colaboram para formar profissionais comprometidos com as questões sociais.

    “Entre os objetivos do Mudi estão promover a interação entre o saber popular e o saber científico de maneira a construir esse conhecimento científico socialmente referenciado e contextualizar o atendimento aos integrantes do ensino fundamental, médio e superior de instituições que não possuem acervo museológico”, explica Ana Paula Vidotti, coordenadora do programa.Os acervos, projetos e experimentos disponibilizados em Umuarama foram ‘Matemativa – Jogos Matemáticos’, Show da Física com Giroscópio Humano, Espaço Educação Ambiental e Logística Reversa e o Espaço Nosso Corpo, além de orientação e combate ao tabagismo.

    “Em três dias nós tivemos a satisfação de receber aqui estudantes, crianças, jovens e famílias inteiras. O Mudi tem possibilitado aos visitantes a ampliação dos horizontes de informação e conhecimento, em relação ao status científico e seu significado para a vida social, econômica e cultural”, observa a coordenadora.

    Os projetos de extensão relacionados ao Mudi, apresentados no Pavilhão da Indústria e Comércio entre os dias 25 e 27 de junho, colaboram para formar pessoas comprometidas com as questões sociais.

    “Viemos em 10 monitores e duas professoras, todos empenhados na popularização do conhecimento: um grande trabalho de educação informal. Não existe forma melhor da UEM prestar serviço à sociedade do que a participação em eventos que recebem grande número de pessoas, como esta linda festa pelo aniversário de Umuarama”, declarou a professora Simone Fiori.

    uem-na-midia
    26-06-2024
    Dentre os objetivos, o Mudi busca promover a interação entre o saber popular e o científico
    Está a todo o vapor no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, até a próxima sexta-feira, 28, o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma das atrações das festividades do 69º aniversário de Umuarama, com vários projetos e acervos. A mostra, que a comunidade pode visitar gratuitamente, também exibe experimentos científicos curiosos e interessantes.“Quem puder poderá levar tampinhas de garrafa PET, lacres de latinhas de bebidas e também cápsulas vazias de café (usadas em máquinas). A equipe do projeto atua na política reversa desses resíduos, bem como na reciclagem e reaproveitamento para experimentos – inclusive algumas demonstrações serão feitas no local”, orienta a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso. A Prefeitura de Umuarama é parceira da UEM na atividade.

    Nesse sentido, o Mudi possibilita aos visitantes a ampliação dos horizontes de informação e conhecimento, em relação ao status científico e seu significado para a vida social, econômica e cultural.“O museu configura-se como uma oportunidade altamente positiva de divulgação e popularização científica”, reforça a secretária Mauriza Lima. A exposição é itinerante e leva projetos de extensão que colaboram para a formação de profissionais comprometidos com as questões sociais. O local está aberto à visitação no parque de exposições para estudantes, crianças, jovens e o público em geral.

    Dentre os objetivos, o Mudi busca promover a interação entre o saber popular e o científico, de maneira a construir um conhecimento socialmente referenciado e contextualizar o atendimento aos alunos do ensino fundamental, médio e superior de instituições que não possuem acervo museológico.O trabalho de educação não formal compreende atendimentos por meio de visitas, palestras, cursos, programa de rádio, espetáculos teatrais, musicais e eventos, realizados nas sedes da UEM e em outros locais como parte das ações itinerantes do museu.

    Vale a pena passar por lá e conhecer os projetos. Os acervos, projetos e experimentos disponíveis em Umuarama são “Matemativa – Jogos matemáticos”, Show da Física com Giroscópio Humano, Espaço Educação Ambiental e Logística Reversa e o Espaço Nosso Corpo, que entre outros conteúdos inclui projeto de orientação e combate ao tabagismo.

    uem-na-midia
    23-06-2024
    O local estará aberto à visitação no Parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega para estudantes, crianças, jovens e o público em geral
    De 24 a 28 de junho o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) será uma das atrações das festividades do 69º aniversário de Umuarama, com vários projetos e acervos. O museu é itinerante e leva projetos de extensão que colaboram para formar profissionais comprometidos com as questões sociais.
    O local estará aberto à visitação no Parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega para estudantes, crianças, jovens e o público em geral. Nesse sentido, o Mudi tem possibilitado aos visitantes a ampliação dos horizontes de informação e conhecimento, em relação ao status científico e seu significado para a vida social, econômica e cultural.

    “O museu configura-se como uma oportunidade altamente positiva de divulgação e popularização científica”, afirma a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, lembrando que a Prefeitura é parceria da UEM na iniciativa.

    Dentre os objetivos do Mudi estão promover a interação entre o saber popular e o saber científico de maneira a construir um saber científico socialmente referenciado e contextualizar o atendimento aos integrantes do ensino fundamental, médio e superior de instituições que não possuem acervo museológico.“Um grande trabalho de educação não formal vem sendo desenvolvido com atendimento por meio de visitas, palestras, cursos, programa de rádio, espetáculos teatrais, musicais e eventos, realizados na Universidade Estadual de Maringá e em outros locais como parte das ações itinerantes do museu. Vale a pena passar por lá e conhecer os projetos”, completou a secretária.

    Os acervos, projetos e experimentos do Mudi que estarão disponíveis para visitação em Umuarama são “Matemativa – Jogos matemáticos”, Show da Física com Giroscópio Humano, Espaço Educação Ambiental e Logística Reversa e o Espaço Nosso Corpo, que entre outros conteúdos incluirá o projeto de orientação e combate ao tabagismo.

    uem-na-midia
    09-06-2024
    Estudantes que ainda não se inscreveram nos vestibulares de Inverno e EaD terão mais uma chance de concorrer a vagas na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da UEM anunciou, em edital, a prorrogação do período de inscrições para ambos os concursos. O novo prazo de inscrições vai até 12 de junho.


    Estendido devido a instabilidades no sistema de inscrições, o prazo original terminaria quarta-feira (5). Já o período para pagamento da taxa de inscrição, que se encerraria na sexta-feira (7), foi prorrogado para 14 de junho.

    Candidatos que ainda não efetuaram o pagamento da taxa podem emitir guia com a data de vencimento atualizada. Para isso, basta acessar o Menu do Candidato do respectivo concurso, no site da CVU ou no aplicativo App Vestibular UEM, para imprimir a nova guia. Também é possível fazer o pagamento via Pix.

    Ainda conforme a CVU, os editais de homologação das inscrições serão publicados em 18 de junho. Locais de prova e procedimentos para verificação da condição autodeclarada pelo candidato inscrito em cotas para negros serão divulgados a partir de 24 de junho.


    A realização das provas está mantida para a data original, 14 de julho, assim como os demais prazos estabelecidos pelos editais de abertura do Vestibular de Inverno 2024 e do Vestibular EaD 2024. Mais informações podem ser obtidas no site da CVU e no edital de prorrogação das inscrições.

    Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5700 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    Como se inscrever

    As inscrições para os dois concursos são realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site da CVU ou do aplicativo App Vestibular UEM. Após escolher o concurso desejado e clicar em “inscrições”, o candidato deve ler atentamente às orientações e dar início ao preenchimento do formulário de inscrição e do questionário socioeducacional. No Menu do Candidato, o vestibulando pode emitir o código Pix ou o boleto para pagamento da taxa de inscrição.


    O Vestibular de Inverno 2024 oferece 1.108 vagas em mais de 70 cursos presenciais, desenvolvidos em seis câmpus diferentes da UEM. Já o Vestibular EaD disponibiliza 755 vagas para as graduações em Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídas nos 21 polos EaD da instituição. Em todos os cursos, há reservas de vagas para cotas sociais, para negros ou para Pessoas com Deficiência (PcD).

    Os vestibulares de 2024 incluem as alterações promovidas pela CVU no ano passado. A principal delas foi a eliminação da prova de conhecimentos específicos, para que cada candidato possa se inscrever em até três opções de cursos diferentes. As graduações escolhidas não precisam ser de uma mesma área.


    Desde os últimos concursos, a novidade tem impactado positivamente no aproveitamento das vagas oferecidas – no Vestibular de Verão 2023, por exemplo, 94,8% das vagas foram preenchidas.

    Outras mudanças dizem respeito à pontuação da prova. A redação passou a valer 120 pontos, e alguns itens que zeravam a prova foram retirados. Além disso, o candidato que não pontuar nas questões objetivas, ainda assim, terá seu texto avaliado. A desclassificação automática só ocorrerá em caso de falta ou nota zero na redação.

    Os candidatos aprovados no Vestibular EaD poderão ingressar na UEM já neste ano. Os aprovados no Vestibular de Inverno iniciarão os estudos no ano letivo de 2025.

    uem-na-midia
    11-06-2024
    As inscrições para os vestibulares de Inverno e EaD da Universidade Estadual de Maringá (UEM) terminam nesta quarta-feira (12). Previsto inicialmente para o dia 5 de junho, o prazo final para inscrições foi estendido em uma semana pela Comissão do Vestibular Unificado (CVU), por meio de edital.


    As inscrições são realizadas, exclusivamente, pelo site da CVU ou pelo aplicativo App Vestibular UEM. Após escolher o concurso desejado e clicar em “inscrições”, o candidato deve ler atentamente as orientações e iniciar o preenchimento do formulário de inscrição e do questionário socioeducacional. No Menu do Candidato, o vestibulando pode emitir o código pix ou o boleto para o pagamento da taxa de inscrição, que deve ser efetuado até esta sexta-feira (14).

    Ao todo, são ofertadas mais de 1.800 vagas para quase 80 cursos de graduação, com provas marcadas para o dia 14 de julho. O Vestibular de Inverno 2024 oferece 1.108 vagas em mais de 70 cursos presenciais, desenvolvidos em seis câmpus diferentes da UEM. Já o Vestibular EaD disponibiliza 755 vagas para as graduações em Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídas nos 21 polos EaD da instituição.


    Em todos os cursos, há reservas de vagas para cotas sociais, para negros ou para Pessoas com Deficiência (PcD). Os candidatos aprovados no Vestibular EaD poderão ingressar neste ano, enquanto os aprovados no Vestibular de Inverno começam seus cursos em 2025.

    Para os vestibulares de 2024, continuam valendo as mudanças promovidas pela CVU no ano passado. A principal delas foi a eliminação da prova de conhecimentos específicos, para que cada candidato possa se inscrever em até três opções de cursos diferentes – que não precisam ser de uma mesma área. Desde os últimos concursos, a novidade tem impactado positivamente no aproveitamento das vagas oferecidas – no Vestibular de Verão 2023, por exemplo, 94,8% das vagas foram preenchidas.


    Outras alterações dizem respeito à pontuação da prova. A redação passou a valer 120 pontos, e alguns itens que zeravam a redação foram retirados. Além disso, o candidato que não pontuar nas questões objetivas ainda assim terá seu texto avaliado. A desclassificação automática só ocorrerá em caso de falta ou nota zero na redação.

    Mais informações podem ser obtidas nos sites oficiais do Vestibular de Inverno 2024 e do Vestibular EaD 2024. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5700 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    Página 1 de 2

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.