Alunos da UEM de Umuarama aceitam desafio de construir pontes de papel que suportem peso

uem-na-midia
    28-05-2024
    Serão premiadas as melhores construções feitas com apenas três folhas de papel e cola.
    Estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Ambiental e Tecnologia em Construção Civil da UEM de Umuarama foram desafiados a construir pontes com um material, no mínimo, inusitado: o papel. Essa é a proposta elaborada para a competição “Ponte de Papel”, que irá premiar os alunos que construírem a ponte mais bonita e capaz de suportar de 10 a 15 quilos com somente três folhas de papel, cola e muita imaginação.
    A professora de Engenharia Civil e idealizadora do projeto, Aline Naiara Zito, conversou com OBemdito e disse que a proposta surgiu ao ver esse tipo de dinâmica em outras instituições. “É uma ideia para poder apoiar e incentivar os alunos dos cursos, além dos outros estudantes da UEM”, explicou.

Grupos compostos de três a cinco alunos irão elaborar um projeto de ponte e, das 7h às 22h dos dias 3, 4 e 5 de junho, utilizarão o espaço da UEM para construção e montagem. Os únicos materiais que cada grupo poderá utilizar são três folhas tamanho A1 (594x841mm) e cola. “Parte da proposta é avaliar a organização e uso do material disponível”, explicou Aline.
    Ao longo da semana, a organização irá publicar vídeos com instruções, exibição de elementos da ponte e dicas de montagem aos alunos. Entretanto, os conhecimentos adquiridos nos cursos e a criatividade dos competidores com certeza terão um peso especial na construção. “Eu sou suspeita para falar, mas esse projeto é bem legal. Os alunos estão bem engajados e animados para criar essa ponte”, celebrou a professora.
    O “grande dia” será em 9 de junho, às 15h, quando os projetos serão colocados para exibição na Fecoum de Umuarama e, literalmente, demolidos. “Vão ser colocados saquinhos de areia com vários pesos para medir até onde as pontes aguentam o peso”, acrescentou.

A docente acrescentou que os critérios de avalição são estética (três pontos) e resistência (sete pontos). Os grupos ganhadores irão receber prêmios de R$ 300 e R$ 200 adquiridos com patrocinadores da região.

Aline conta que são esperados 10 grupos participantes da competição. Até o momento sete já haviam se inscrito e outros estão no meio do processo de inscrição, que pode ser feita por alunos pelo Forms do Google clicando aqui. O formulário estará disponível até o dia 31 de maio e a taxa de inscrição é R$ 25.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO