Candidatos ao Vestibular de Verão da UEM terão apoio de psicólogos e até pipoca

Por Luiz de Carvalho9 de dezembro de 2023
    Vestibular de Verão da UEM
    O Vestibular de Verão da UEM acontece em 12 câmpus da instituição Foto: Arquivo

Com 8.797 candidatos concorrendo a 1.211 vagas para mais de 70 cursos de graduação, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza neste domingo, 10, seu Vestibular de Verão, que ocorre nas cidades de Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.

As provas ocorrem entre 13h50 e 19 horas, conforme o horário de Brasília. As salas de prova abrem às 13h20, mas a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) informa que os portões dos locais de prova estarão abertos desde meio-dia, para permitir que os candidatos cheguem com bastante antecedência.

As alterações no formato do exame determinadas pela CVU no início do ano e já implantadas no Vestibular de Inverno, em agosto, seguem válidas para a avaliação deste domingo. A principal mudança foi a extinção da prova de conhecimentos específicos, a fim de que o candidato pudesse optar por até três cursos diferentes no momento da inscrição. Dessa forma, o teste será constituído por 50 questões de alternativas múltiplas, divididas entre as áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de uma redação.

Prefeitura oferece suporte inédito aos candidatos
    De forma inédita, reforçando a proximidade com a juventude, a prefeitura de Maringá organizou uma tenda na entrada do câmpus com psicólogos e outras atividades para diminuir a tensão e a ansiedade e incentivar os vestibulandos. A iniciativa é da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes e, dependendo do resultado, passará a ser oferecida em todos os vestibulares.

A tenda ficará próxima ao portão 2 da UEM, na Rua Professor Lauro Eduardo Werneck, das 11h30 até o fechamento dos portões. A ideia da ação é oferecer um espaço de escuta ativa, com psicólogos preparados para acolher os vestibulandos. Também haverá distribuição de caneta, pipoca, pão de queijo e café, além de outras atividades de incentivo e ânimo.

Medicina, sempre a maior concorrência
    Os cursos mais concorridos neste Vestibular de Verão da UEM são Medicina (466,16 candidatos por vaga na concorrência universal), Ciência da Computação (59,16), Psicologia (50,36) e Odontologia (50).

O gabarito provisório da prova estará disponível nesta segunda-feira, 11, a partir das 10 horas. Já o resultado final do vestibular será divulgado em 25 de janeiro de 2024. Essas e outras informações poderão ser consultadas no site oficial do Vestibular de Verão 2023.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO