UEM está entre as 25 melhores universidades do país, segundo RUF 2023

uem2editado-750x500
    20-11-2023
    Com nota final de 83,84 (de 0 a 100), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) ocupa a 23ª posição geral no Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado recentemente.

Suspenso na pandemia, o ranking retorna após quatro anos. Nesta nona edição, traz uma avaliação inédita de todas as 203 universidades ativas (públicas e privadas) e dos mais de 18 mil cursos presenciais oferecidos nas 40 carreiras de maior demanda no país.

No caso da UEM, subiu uma posição nesse intervalo de tempo, mantendo-se entre as 25 melhores instituições de ensino superior do país. Ou seja, em 2019 figurava no 24º lugar, com nota final de 81,48.

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ganham de novo o primeiro e segundo lugares do RUF, respectivamente. A diferença entre USP (nota 98,85) e Unicamp (nota 98,20) é de apenas 0,65 ponto, em uma escala que vai até cem.

Para se manter no “top 25”, a UEM teve os seguintes números, conforme consulta da reportagem: no quesito Pesquisa, alcançou o 24º lugar, com nota de 36,18 (de 0 a 42); em Ensino, a 18ª posição, nota 27,81 (0 a 32); Mercado, 40ª, nota 14,44 (0 a 18); Internacionalização, 54ª, nota 2,83 (0 a 4); e Inovação, 51ª, nota 2,58 (0 a 4).

Um total de 35 cursos da Universidade Estadual de Maringá foram avaliados pelo RUF 2023. As melhores posições ficaram com Biomedicina e Psicologia, ambos em 10º lugar em suas respectivas áreas. Ou seja, estão entre as dez melhores graduações em todo o Brasil – o da USP está no topo.

A coordenadora adjunta do Curso de Psicologia da UEM, professora Adriana Barin de Azevedo, destacou a formação e a produção científica, que impactam na qualidade da educação e no desenvolvimento social sustentável. “Os estudantes atuam em pesquisa, iniciação científica, projetos de extensão, estágios curriculares básicos e profissionalizantes e produção de eventos científicos, com impacto muito grande na sociedade”, afirma a docente, via AEN-PR.

Outros
    Além de Psicologia e Biomedicina, a Universidade Estadual de Maringá também se destaca com outros cursos no RUF, como é o caso de Agronomia e Engenharia Química, ambos em 11º lugar – a oferta de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) está em 1º e a USP lidera na Engrenharia Química; Engenharia Ambiental, na 13ª posição (USP em 1º); e Educação Física, 12º (USP novamente na ponta).

Metodologia
    Desde 2012, a iniciativa do jornal Folha de S.Paulo classifica as melhores universidades e cursos. As instituições são avaliadas a partir de cinco indicadores: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

São avaliadas mais de 2.200 instituições de ensino, entre universidades, centros universitários e faculdades. A metodologia atual, desenvolvida em 2012, avalia as universidades a partir de cinco indicadores: pesquisa científica, internacionalização, inovação, qualidade do ensino e avaliação do mercado de trabalho.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO