UEM é a 26ª melhor instituição de ensino superior do Brasil, diz ranking internacional

uemsite-750x337
    06-10-2023
    Em ranking internacional, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) figura na 26ª posição como a melhor instituição de ensino superior do Brasil; e está entre as 100 melhores da América Latina e Caribe. Os dados são da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS).

A instituição maringaense subiu dez posições em comparação com a edição anterior do levantamento. Ao todo, na 13ª edição a QS avaliou 430 universidades públicas e privadas de 25 países diferentes.

“Esse resultado demonstra que as ações da universidade estão alinhadas com as demandas da sociedade. A atuação da UEM, por meio dos câmpus e dos cursos, mostra que o investimento no ensino superior, na ciência e na tecnologia impulsiona o desenvolvimento regional”, afirma o reitor da UEM, professor Leandro Vanalli, via AEN-PR.

Além da UEM, mais quatro instituições de ensino superior públicas estaduais foram classificadas pela consultoria. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) ficou posicionada na 30ª colocação nacional e na 111ª posição entre todos os países; a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) figurou na 48ª posição entre as instituições brasileiras e na faixa 161-170 das instituições avaliadas; a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é a 59ª universidade brasileira no ranking e está na faixa 201-250, e a Universidade do Centro-Oeste (Unicentro) está situada nas colocações 72 e na faixa 201-250.

Outras
    Entre outras instituições paranaenses bem avaliadas pelo QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024, estão a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Na América Latina e Caribe, a UFPR figura na 37ª posição e a PUCPR na 90ª. No âmbito nacional, estão nas 12ª e 22ª posições, respectivamente, com um melhor desempenho comparado à edição anterior da pesquisa.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO