Umuarama - Em Umuarama, duas escolas participam do projeto Futuro
Integral que envolve 80 alunos do Colégio Estadual Bento Mossurunga e do
Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho. Os alunos do dos 8º
e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio têm aulas três vezes
por semana de raciocino lógico e de letramento em ampliação de jornada.
O projeto do Sistema Fecomércio Paraná em parceria com a Secretaria de
Estado da Educação, oferece atividades de complementação curricular. “A
proposta é oferecer uma formação integral ao aluno com estratégias
metodológicas diferenciadas para despertar a curiosidade e promover a
aprendizagem”, disse a coordenadora de Programas e Projetos da
Secretaria da Educação, Juara Ferreira.
Além das aulas na escola, o projeto prevê uma série de atividades para
reforçar o que é aprendido em sala de aula. Entre elas estão as visitas
pedagógicas, como as realizadas no comércio e agências bancárias de
Umuarama, e ao Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual
de Maringá.
“É uma aproximação com a realidade que ajuda não somente na escola”,
comentou a aluna do 2º ano do ensino médio do Bento Mossurunga, Angélica
Alves, 16 anos.
A interação entre os estudantes também é estimulada com o projeto.
“Temos alunos de várias séries que pensam diferente, têm opiniões
diferentes. Nós aprendemos a nos respeitar. Isso ajuda na socialização”,
disse a aluna do 2º ano do ensino médio do Alberto Tomazinho, Micaela
Silva, 16 anos.
A comunidade escolar também sai ganhando com o projeto. Os professores
têm cursos de formação com temas solicitados pelos próprios
profissionais, como aconteceu na última semana pedagógica realizada na
sexta-feira passada. “Não são apenas os alunos que ganham com esse
projeto, mas é uma ação positiva para toda a escola”, comentou a
diretora auxiliar, Ezi de Mello Jander.
Envolvendo toda a família
O projeto ainda oferta palestras e oficinas para os familiares
sobre geração de renda e de incentivo para participarem mais das
atividades realizadas pela escola. Para os demais alunos da escola são
oferecidas todas as quartas-feiras oficinas de cultura, contação de
história e de fantoches.
A metodologia utilizada pelo Sesc é a pedagogia de projetos. “Os temas
dos trabalhos são desenvolvidos conforme o surgimento dos assuntos de
interesse dos estudantes, mas relacionados com as áreas de aprendizagem
do projeto”, explicou o técnico de atividades na educação do Sesc
Umuarama, Alexandro Salgado. Ele também ressaltou que o sucesso do
projeto depende que escola ofereça todo o apoio necessário.
Em 2012, 96 escolas de 24 municípios participaram do programa Futuro
Integral. Foram criadas 119 turmas para atender mais de 2,2 mil
estudantes. Ainda foram realizadas quase 10 mil oficinas de formação
continuada para profissionais da educação e outras mais de 22 mil para a
comunidade escolar. Em 2013 estão abertas até o momento 149 turmas
atendendo cerca de 3.800 alunos de forma direta.