Professores de universidade equatoriana visitam UEM

uem-na-midia
    16-05-2024
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Programa de Ecologia em Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) e do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), está recebendo a visita dos professores venezuelanos Carlos López e Luz Marina Soto, da Escola Superior Politécnica do Litoral (Epsol), do Equador. Na manhã de quarta-feira (15), eles foram recebidos pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli; o diretor do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Luiz Carlos Gomes; a coordenadora do (PEA), Claudia Costa Bonecker; e o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Renato Leão Rego.

Além de conhecer os trabalhos do PEA e Nupélia, os docentes almejam estabelecer um convênio científico formal entre a UEM e a Epsol. A intenção é que permaneçam como professores visitantes junto ao PEA no próximo ano, ministrando disciplinas e coorientando dissertações e teses. “Essa troca de experiência é muito importante para internacionalização do PEA e formação do corpo discente e docente. Em reunião na reitoria, ficou definido que iremos buscar recursos na Fundação Araucária e Seti (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) para viabilizar a parceria”, Bonecker.

Os professores destacaram a importância científica do PEA e Nupélia para o desenvolvimento do conhecimento científico em ecologia aquática e na melhoria de vida da sociedade.

Segundo a coordenadora do PEA, eles possuem ampla experiência em ecologia aquática e socialização do conhecimento científico. López e Soto coordenam e participam de projetos de pesquisa e extensão em diferentes regiões da América Latina, onde orientam alunos de graduação e pós-graduação. Os resultados desses estudos estão difundidos em mais de 70 artigos científicos, publicados em revistas de relevante impacto. Os pesquisadores venezuelanos atuam, também, ativamente em associações científicas.

Nesta quinta-feira (16), os pesquisadores irão visitar a Base de Pesquisa Avançada do Nupélia, no município de Porto Rico, distante 170 quilômetros do câmpus sede da UEM.

E na sexta-feira (17), eles irão ministrar duas palestras, a partir das 8h30, no Anfiteatro do Bloco E-90. López irá falar sobre “Ecossistemas aquáticos interiores das icónicas Ilhas Galápagos: “ponto quente” das mudanças climáticas? Um portal de oportunidades para o estudo das metacomunidades”. E Soto discorrerá, na sequência, sobre “Fatores ecológicos que influenciam o desenvolvimento de blooms de cianobactérias nos trópicos”.

(Marilayde Costa/UEM)

Login Form