O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que identifica a Instituição, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe e às diretrizes pedagógicas baseadas no PPI. Dado a este contexto a comissão central ressalta a importância da construção de um PDI de forma participativa e consciente de toda a comunidade.
O PDI 2012 – 2016 da UEM está sendo elaborado, baseado em cinco eixos temáticos: consolidação e expansão da graduação; consolidação e expansão da pós-graduação; consolidação da UEM como instituição de pesquisa; atividades de extensão e cultura; e gestão e estrutura organizacional. A metodologia para o PDI 2012-2016 está estruturada em objetivos, metas e ações de forma a contemplar os cinco eixos temáticos.
Segundo a Comissão Central do PDI 2012-2016, esta metodologia traz como diferencial uma melhor estruturação dos objetivos, metas e ações tornando a elaboração do PDI mais ágil e possibilitando o seu uso como um instrumento de suporte à gestão institucional.
A metodologia contempla a formação de comissões setoriais e locais em todas as unidades, subunidades e órgãos suplementares da instituição, cuja composição visa garantir representatividade da comunidade acadêmica e externa. A sistemática permite a participação dos setores nas discussões e definições de metas e objetivos, por meio de sessões públicas em todas as instâncias do processo.
A comissão Central do PDI informa que o software de suporte ao PDI encontra-se disponível no endereço www.asp.uem.br/pdi para preenchimento pelos membros das comissões setoriais
Fonte: UEM
A Comissão do PDI do nosso Departamento contou a representação discente
Diante das Pautas levantadas nas Assembleias de Curso convocadas pelo Centro Acadêmico de Economia em 2011 e 2012, a Comissão Discente formalizou as suas propostas. Uma parcela das reinvindicações foram acatadas já no PDI do DCO, outras já estão sendo implementadas e/ou serão nos próximos meses.
"A cobrança dessas Pautas é permanente pelo nosso Centro Acadêmico, uma vez que visam claramente a melhora do nosso Curso, tanto da graduação, como da pós-graduação. Ela deve ser renovada sempre, diante da novas necessidades que surgem e diante daquilo que vamos conquistando, e contamos com as Assembleias de Curso para isso, onde os acadêmicos estão sempre levando as suas propostas. O Centro Acadêmico é sempre parceiro do Departamento nessas ações, compondo as Comissões de trabalho e dessa forma construindo um Curso cada vez melhor." , afirmou o Presidente Rafael Crozatti.
COMISSÃO DISCENTE
Anderson de Castro,
Beatriz Fernandes
Maria Eduarda Pequito,
Mateus Ramalho,
Rafael Crozatti,
Rafael Durlo.
PROPOSTAS LEVADAS PELA COMISSÃO DISCENTE
1) Adequação das disciplinas de Matemática à realidade do nosso Curso. Aplicação dos modelos que serão vistos no decorrer da graduação (talvez nas disciplinas de Laboratório). Adoção de livros didáticos direcionados e modernos, além de adoção de Artigos. Mesmo que as disciplinas sejam lecionadas pelos Professores de outros Departamentos;
2) Melhor adequação dos Professores, alocando-os para as disciplinas afetas a sua formação, área de atuação e pesquisa;
3) Aquisição de novos livros, novas edições e aquisição de mais exemplares, tanto para a graduação como para a pós-graduação e adquirir softwares de ensino;
4) Implementação de uma Biblioteca Virtual. Cadastro de Livros, Artigos e demais materiais (elaborados pelos próprios Professores do DCO). Formulação de um Projeto para a construção de um espaço físico para a implementação de uma Biblioteca para a graduação e pós-graduação;
5)
Abertura de concurso para Professores Doutores, em regime T-40
(dedicação exclusiva), com o intuito de melhorar a qualificação do
quadro docente. Políticas permanentes de qualificação. Liberar
Professores para capacitação;
6) Recepção aos Calouros: Além do que há hoje, uma explanação sobre tudo o que será visto no curso, linhas de pesquisa e uma grande Aula Magna;
7)
Incentivo a formação de grupos de Ensino e Pesquisa (debates sobre as
mais variadas abordagens econômicas, escolas de Pensamento Econômico,
Teorias Econômicas, culminando na publicação de Artigos, inclusive, para
a melhoria do conceito da Revista de Economia da UEM.). Sugestão para a
Coordenação por parte dos Professores;
8) Mestrado Profissional: Buscar junto ao Governo fontes para o seu financiamento. Sem a criação de sobrecarga sobre os Professores da Pós-graduação. Alocar Professores da graduação que não estão lecionando na pós-graduação (sem sobrecarga) e contratação de profissionais do mercado;
9) Melhoria no conceito CAPES: Nota 5. Através da melhoria do currículo dos professores (qualis), aumentar o número de publicação. Publicação em trabalho conjunto com acadêmicos de graduação e pós-graduação;
10)
Revista do Departamento: Melhorar a avaliação da Revista do
Departamento. Publicação periódica, incentivo aos alunos da graduação e
pós-graduação;
11) Sugestão para que todos os acadêmicos que possuem bolsa (PIBIC/PIBIT/PIBID) sejam Monitores Voluntários com carga horária reduzida (totalizando às 20h semanais). Que a atuação seja na matéria que o mesmo já realiza a pesquisa;
12)
Bolsa Monitoria para todas as disciplinas que possuem altos índices de
reprovação e incentivo para que aumente o número de Monitores
Voluntários (subsídio de inscrição em eventos internos
organizados/financiados pelo DCO);
13) Incentivar a criação de Artigos acadêmicos a partir de Projetos de Extensão/Ensino/Pesquisa (Conjuntura, Monitoria, Debate sobre Notícias Econômicas, Grupos de Pesquisa/Ensino/Extensão, CineUEM) contribuindo, inclusive, para a melhoria do conceito da Revista de Economia da UEM;
14)
Verificar os editais/portarias abertas em todo o país (BNDES, Bancos,
IPEA) para facilitar a escolha e adequação dos temas pesquisados pelos
professores e acadêmicos;
15) Discussão da Grade: Discussão de Corte de Laboratórios e/ou englobar os Laboratórios nas disciplinas a qual o mesmo se refere. Fortalecer com a liberação de carga horária as disciplinas Teóricas;
16)
Avaliação por parte do Departamento: Sobre a implementação da nova
grade, sua evolução. Verificar se o Projeto Pedagógico está sendo
cumprido. Criação de uma Comissão com representantes discentes da
graduação e da Pós-graduação, com conclusão dos trabalhos até 2014 (data
em que teremos a formação da primeira turma da grade nova);
17) Contratação de Técnicos administrativos: Contratação imediata de 3 técnicos administrativos (em substituição aos que saíram). Cobrança junto a UEM. Um executivo para os dirigentes e dois para a secretaria da graduação;
18) Equipar salas de aula: Equipar todas as salas de aula com computadores (acesso a internet), kit multimídia, ar condicionado;
20) Equipar Auditório: Equipar o Auditório-13 com cadeiras, ar condicionado, kit multimídia e som (microfone, mesa de som, auto falante), mesa central (para apresentações, debates, palestras), púlpito;
21) Equipar Laboratório da Pós-graduação: Adquirir computadores para o Laboratório da Pós-graduação;
22) Curso de nivelamento: Curso de nivelamento de verão com enfoque principal nas disciplinas quantitativas. Possível parceria com outros Departamentos e/ou fornecimento de Monitores remunerados (acadêmicos do curso de Graduação e Pós-graduação-dentro do estágio obrigatório);
23) Comunicação: Reformulação do site do Departamento e da Pós-graduação. Disponibilizar todos os Projetos realizados pelo DCO e pela PCE, atualização constante do currículo lattes dos Professores e suas linhas de pesquisa. Parceria com o Centro Acadêmico. Disponibilizar todas as Resoluções “baixadas” pelo DCO;
24) Manutenção da Mostra de Profissões: Contudo, voltar a apresentação ao objetivo central de mostrar como o curso realmente é (disponibilizar a grade curricular do curso);
25)
Política de Assistência Estudantil: (auxílio xerox, auxílio
alimentação, auxílio material didático) Principalmente, para os alunos
cotistas. Acompanhamento por parte da Coordenação (função pedagógica);
26) Buscar ampliação de ofertas de estágios junto a empresas da área: Direcionar um Coordenador específico para o estágio em empresas (sem que o mesmo tenha outras atribuições administrativas;
27)
Feira de Empregos/Oportunidade de Estágios: Parceria com empresas de
Maringá e região, com a ACIM. A idéia central é proporcionar aos
acadêmicos oportunidades de atuação no mercado de trabalho. As empresas
em uma Feira com data específica viriam até a UEM (ou em local
específico) e trariam aos nossos acadêmicos as suas vagas e demandas
para preenchimento. Aproximação entre a Instituição de Ensino e o
Mercado de Trabalho;
28) Internacionalização do curso de graduação e da Pós-graduação: Contratação de Professores visitantes, incentivo e políticas de intercâmbio acadêmico. Parcerias diretas entre o DCO e outros Centros estrangeiros e nacionais;
29)
Equipar melhor algumas salas de aula do primeiro andar, com a
finalidade de atender as necessidades de estudos dos alunos da
pós-graduação e da graduação;
30) Criar um espaço de convivência entre os alunos da graduação e da pós-graduação para intercambio entre os alunos, visando humanizar o bloco com sofás, cadeiras nos corredores e embelezar o nosso bloco.
Atendendo a Resolução N° 29-2011 COU, segue o edital abaixo:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Comissão nomeada pela Resolução nº. 019/12-DCO
O Prof. Dr. NATALINO HENRIQUE MEDEIROS, Presidente da Comissão nomeada pela Resolução nº 019/12-DCO, no uso de suas atribuições,
CONVOCA
os professores, técnicos-administrativos do Departamento de Economia
(DCO), acadêmicos do Curso de Ciências Econômicas da Universidade
Estadual de Maringá (UEM), e comunidade em geral, para a sessão pública
de apresentação dos trabalhos conclusivos da comissão local, referentes
ao PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) 2012-2016.
DIA: 24/05/2012 (quinta-feira)
HORÁRIO: 13h30min em 1ª. Convocação;
14h00 em 2ª. Convocação.
LOCAL: Auditório 01, Bloco C-34, Campus Sede da UEM.
Um pouco mais sobre o PDI
Proposta de PDI para o período 2012 - 2016
EIXOS TEMÁTICOS
No PDI 2006-2010 os objetivos foram criados com base em 12 eixos temáticos, a saber:
• ensino de graduação;ensino de pós-graduação;
• educação básica;
• pesquisa;
• extensão, cultura e prestação de serviços;
• assuntos estudantis;
• gestão;
• recursos humanos;
• captação de recursos financeiros;
• comunicação;
• infraestrutura - equipamentos;
• infraestrutura - obras.
Após a avaliação das ações realizadas entre 2006 e 2010, observou-se que os objetivos de alguns eixos existiam apenas para subsidiar as ações de outros. Exemplos disso são os eixos recursos humanos e infraestrutura. Todas as ações dessas áreas foram definidas para apoiar direta ou indiretamente as metas dos eixos: ensino, pesquisa e extensão, que são as atividades-fim da Instituição.
Dessa forma, na nova metodologia propõe-se que os objetivos de algumas áreas passem a ser incorporados como ações dos eixos principais no novo PDI, com os seguintes temas:
• consolidação e expansão da graduação;
• consolidação e expansão da pós-graduação;
• consolidação da UEM como instituição de pesquisa;
• atividades de extensão e cultura;
• gestão e estrutura organizacional.
Todas as propostas agregadas aos eixos temáticos devem estar em consonância com o Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI).
Consolidação e Expansão da Graduação
A criação de campi, de novos cursos e o aumento do número de vagas devem ser debatidos tendo como referencial o papel da Universidade Estadual de Maringá junto à comunidade regional, levando em consideração as necessidades estruturais e de recursos financeiros.
A graduação deve pautar-se no PPI para propor a formação de pessoas competentes para atuarem diante de um mercado de trabalho competitivo e inovador e como cidadãos contribuintes para o desenvolvimento regional e nacional.
Consolidação e Expansão da Pós-Graduação
A criação de novos programas de pós-graduação lato e stricto sensu devem estar centrada no PPI e ser analisada com vistas à formação e otimização dos investimentos realizados em capacitação docente e técnico-administrativa, na formação de capital humano da UEM e no desenvolvimento da comunidade regional e nacional.
Consolidação da UEM como Instituição de Pesquisa
A expansão da graduação e pós-graduação embasada no PPI leva naturalmente ao desenvolvimento e consolidação de grupos de pesquisa que devem avaliar suas ações com vistas ao desenvolvimento da ciência para a melhoria dos cursos de graduação e das condições de vida do cidadão.
Atividades de Extensão e Cultura
Avaliar como as atividades de graduação e de pós-graduação e de pesquisa podem ser disponibilizadas para a comunidade externa. Estabelecer uma política, geradora e preservadora de valores culturais junto à comunidade regional e nacional.
Gestão e Estrutura Organizacional
Atualização da estrutura organizacional e administrativa diante de uma nova gestão acadêmica objetivando melhorar a qualidade, eficácia, eficiência e efetividade do ensino, da pesquisa e da extensão.