O estudante de Arquitetura e Urbanismo, Guilherme Catani, levou uma semana para encontrar o apartamento que precisava.
O acadêmico, de Pato Branco, estuda na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e precisava deixar o apartamento de um quarto onde morava por outro para dividir com os amigos. Ele entrou na internet, encontrou vários anúncios e fez a escolha.
De acordo com ele, os anúncios trazem mais opções e dispensam a peregrinação pelas imobiliárias. "Nós vimos o anúncio, então visitamos a imobiliária. Eles nos atenderam bem e ainda encontraram um imóvel melhor", conta.
No fim, o trabalho conjunto entre o anúncio online e o atendimento do corretor fizeram o grupo fechar o negócio. "Eles nos instruíram durante o processo, acompanharam, mandaram e-mails. Demorou ainda um pouco, porque os documentos do fiador tiveram que ir para outra cidade, serem assinados e reenviados" destaca.
A delegada regional do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Paraná (Sindimóveis), em Maringá, Marisa Marutaka ressalta que a rede mundial de computadores auxilia na concretização dos negócios, porque o cliente chega com uma idéia clara do que quer, como fez Guilherme.
"Hoje, não imagino uma imobiliária sem usar a internet para apresentar os imóveis", afirma.
Rafaela Cristina da Silva, responsável pelo Marketing da Imobiliária Opção, tem uma equipe exclusiva para atender os internautas e responder cada proposta ou pedido de informação que chega pelo site, sem contar os telefonemas originados pelos anúncios virtuais.
O vice-presidente da Regional Noroeste do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi), Roberto Granado Martines, o Téo Granado, declara que as ligações e as propostas via e-mail aumentaram sensivelmente com os anúncios online.
Téo Granado considera ainda que a capacidade de atualização instantânea e a comodidade da pesquisa ser feita em casa ou no ambiente do trabalho impulsionam a atividade. "Desde que passamos a investir em mídia eletrônica, fechamos vários negócios, que começaram com a pesquisa pela internet", ilustra.
O primeiro imóvel do comerciante Cláudio Fiori, 35 anos, foi escolhido em um anúncio na Internet.
"Uma pessoa comentou, eu me interessei e fui pesquisar no site. Já na página da construtora vi que era o que eu queria", diz.
O segundo passo foi solicitar mais informações e as condições de pagamento, mas antes de fechar o negócio, Fiori pesquisou sobre a construtora e a imobiliária.
Você precisa escolher empresas de confiança, tem que investigar bem,
especialmente com o imóvel na planta “, enfatiza. Em 15 dias, a venda
foi concretizada”, diz Cláudio Fiori.
O crescimento do número de pessoas que procuram na internet o imóvel dos sonhos reflete na negociação. O corretor Júlio César Benites Gonzaga, afirma que 25% dos seus contatos ocorrem por e-mail.
Anúncios virtuais são chamarizes e a facilidade de contato, também. "Já fechei uma venda sem conhecer a cliente. Negociamos por e-mail, telefone e nos encontramos pessoalmente só na assinatura do contrato", conta.
Imovel e Dicas:
Em algum momento antes da compra, financiamento ou locação do imóvel, o cliente faz uma pesquisa detalhada na Internet, em busca de ofertas e informações.
Empresas ou profissionais sem uma presença eficiente na web, tanto ao
atendimento quanto aos recursos utilizados, estarão de certo perdendo
clientes, vendas e oportunidades.